Deco vê margem para descida de seis euros no preço do gás de botija

Contas da associação de defesa do consumidor apontam para que o preço do gás butano engarrafado desça abaixo dos 20 euros até ao final de Maio.

Foto
Há cerca de 2,6 milhões de famílias que usam gás de botija em Portugal SEBASTIAO ALMEIDA

As contas divulgadas esta terça-feira pela associação de defesa dos consumidores Deco apontam para uma descida do preço de venda do gás de botija nas próximas semanas que poderá atingir “valores inferiores a 20 euros, por garrafa, até finais de Maio”.

“Ao analisarmos a evolução do preço do gás butano engarrafado, o mais utilizado em Portugal, concluímos que existe um desfasamento de cerca de dois meses entre a variação do preço de referência e o seu reflexo no valor pago pelo consumidor”, refere uma análise divulgada pela Deco Proteste.

Considerando que “está na altura de reflectir a queda dos preços ocorrida em Fevereiro e Março”, a publicação da Deco estima que “é expectável uma descida do preço do gás engarrafado já este mês [de Abril]”.

A Deco Proteste diz que tomou como base os indicadores publicados pela Entidade Nacional para o Sector Energético (ENSE) – o preço de venda ao público e o preço de referência – e conclui ser “evidente” que o preço da botija de gás butano, “actualmente num valor médio de 26 euros, se aproxime dos 23 euros” ainda este mês.

A Deco Proteste assinala, contudo, que a “baixa de preços terá de continuar para acompanhar a queda que tem ocorrido nos derivados do petróleo” e por isso aponta para “valores inferiores a 20 euros, por garrafa, até finais de Maio”.

O secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro), António Comprido, notou hoje ao PÚBLICO que, mesmo com a queda da cotação do petróleo, o preço do butano “esteve a subir nos mercados internacionais até ao final de Fevereiro” e só começou a cair no início de Março, pois a procura deste produto é maior no Inverno.

E, mesmo assim, o preço do butano “não caiu na mesma proporção” do barril de Brent (que serve de referência às exportações portuguesas e cuja desvalorização se acentuou nas últimas semanas com o conflito entre a Arábia Saudita e a Rússia, aproximando-se agora dos 30 euros), assinalou o responsável da Apetro. Mesmo tratando-se de um derivado do petróleo, “os mercados são diferentes e têm lógicas próprias”, frisou.

António Comprido acrescentou que o mercado do GPL (gás de petróleo liquefeito) engarrafado se trata de um mercado “com uma inércia muito grande”, em que as subidas e descidas do custo da matéria-prima não têm reflexo imediato nos preços de venda ao público.

Entre o momento de compra do produto, o enchimento das garrafas, o seu envio para os parques de armazenagem, a distribuição nos 50 mil pontos de venda e a compra “podem passar várias semanas”, referiu.

Para a Deco Proteste, é possível que o preço da botija de butano desça abaixo dos 20 euros antes do final de Maio: o aumento do consumo doméstico numa época de confinamento “pode levar a que os stocks existentes sejam escoados mais rapidamente”.

Há cerca de 2,6 milhões de famílias portuguesas que usam gás de botija.

Sugerir correcção
Comentar