PAOK de Abel Ferreira castigado com a perda de sete pontos

O clube de Salónica e o Xanthi viram confirmada a penalização imposta pela federação grega por deterem um accionista comum.

Foto
LUSA/SOTIRIS BARBAROUSIS

Os recursos de PAOK e Xanthi ao castigo pelo facto de violarem as regras do futebol grego por deterem um acionista comum foram nesta terça-feira rejeitados pela federação helénica, mantendo-se a perda de pontos para ambos no campeonato.

O comité de apelo da federação grega valida assim a punição do conselho de disciplina, que decidiu retirar sete pontos ao PAOK, orientado pelo português Abel Ferreira e no qual alinha Vieirinha, e 12 ao Xanthi, que conta com os lusos Fabio Sturgeon e Vítor São Bento.

Em causa, o facto de Ivan Savvidis, proprietário do PAOK, deter, por intermédio de um familiar, acções do Xanthi, também a militar na primeira divisão helénica.

Os regulamentos da Liga grega prevêem a descida automática para esta prática ilegal, de um accionista ter interesse em dois clubes, contudo o governo interveio para suavizar a sanção.

A irregularidade foi denunciada em Dezembro pelo Olympiacos de Pedro Martins, que terminou assim a fase regular do campeonato com 14 pontos (66-52) de vantagem para o PAOK, que conta apenas mais um ponto do que o AEK de Atenas (51), com com deverá lutar agora por um lugar na Liga dos Campeões.

Na luta para evitar a descida, o Xanthi tem 18 pontos, apenas mais um do que o Panetolikos, aparentemente o único rival com quem pode discutir a permanência.

O PAOK já revelou que pretende levar o caso ao Tribunal Arbitral do Desporto, sedeado em Lausana, na Suíça.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários