Madrugada sem ter sono: o despertar noturno infantil

É importante compreendermos que, quando a criança acorda durante a noite, ela não o faz de propósito. Além disso, ainda não tem capacidade de pensar racionalmente sobre as preocupações e transformá-las em algo mais leve e suportável; precisa do adulto para o fazer.

Foto
Westend61/Getty

Imagine que adormece, finalmente, após um dia longo, e está a saborear as doçuras de um sono profundo, mas de súbito é acordado pelo choro da sua criança ou pela visita sorrateira dela ao seu quarto. Este cenário não é incomum nas famílias portuguesas. Se está preocupado porque o seu filho ou filha não dormem a noite inteira, tente não se afligir. Em primeiro lugar, porque isso pode corresponder a uma fase típica do desenvolvimento da criança. Em segundo, porque pode piorar a situação.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários