Covid-19: Atelier de Joana Vasconcelos fecha portas e entra em layoff

Medida foi implementada “como recurso temporário” para assegurar os 50 postos de trabalho associados à equipa da artista.

Foto
DANIEL ROCHA

O atelier da artista Joana Vasconcelos, em Lisboa, anunciou no sábado que encerrou portas, “pela primeira vez em 25 anos”, devido à pandemia de covid-19, e abriu um processo de layoff para cerca de 50 trabalhadores.

Num comunicado enviado à agência Lusa, o atelier salienta que “a crise mundial inédita” que ameaça a economia e a saúde pública “fez-se sentir de imediato na comunidade artística”.

Seguindo as recomendações institucionais, a equipa do Atelier Joana Vasconcelos passou inicialmente a regime de teletrabalho, mas acabou por decidir avançar para o layoff dos seus trabalhadores para “suprir os custos mensais, e como recurso temporário para assegurar todos os postos de trabalho, ajudando a manter uma equipa de mais de 50 pessoas a garantir a sua subsistência e a das suas famílias”.

“Pela primeira vez em 25 anos, conhecemos a tristeza de fechar as portas sem saber quando voltaríamos a abri-las”, indica ainda o comunicado do atelier situado na Doca de Alcântara, em Lisboa.

Contactada pela agência Lusa, a artista disse que tinha vários projectos em curso, nomeadamente seis exposições entre Estados Unidos, Índia e Dinamarca, e foram todos adiados.

“Isto é uma desgraça. O sector cultural vive do contacto com o público e neste momento está tudo cancelado. O meio artístico vive uma situação muito difícil”, avaliou.

Sobre os apoios públicos e privados disponibilizados para a cultura, Joana Vasconcelos considera que “toda a gente está a fazer o que pode, num espírito de solidariedade, que é o mais importante agora”.

“A incerteza com o futuro é enorme, mas o que deve prevalecer nesta situação de crise é a tolerância e a compaixão”, apela a artista de 48 anos, que representou Portugal na Bienal de Arte de Veneza em 2013.

Joana Vasconcelos foi a primeira mulher artista a ser convidada a criar uma exposição para o Palácio de Versalhes, em Paris, em 2012. O seu trabalho tem sido exposto em museus um pouco por todo o mundo. Em 2019, foi alvo de uma retrospectiva no Guggenheim de Bilbau, que seria depois apresentada no Museu de Serralves, no Porto.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários