Não há mais aves no céu, “há é mais olhos a vê-las”

Nós cá dentro, presos nas nossas “gaiolas”, enclausurados. Elas lá fora, em liberdade. Enquanto a humanidade se cobre e se tapa, se esconde da pandemia, as aves aproveitam o silêncio, o espaço e uma liberdade invulgar para celebrar a Primavera. A actividade humana espanta as aves. Pausa. Agora não.

Foto
Escrevedeira-de-garganta-preta (Emberiza cirlus) Paulo Alves

Mais um dia de isolamento. Nuno toma o primeiro café da manhã na varanda do seu apartamento, num terceiro andar, algures numa densa zona urbana de Vila Nova de Gaia. Por ali — que estamos todos em teletrabalho, cada um na sua “gaiola” —, a presença e a diversidade de aves selvagens são baixas por excesso de cimento e por falta de variedade de habitats. “Alguns jardins, uma quinta por perto, terrenos abandonados, com matos, à espera de construções, e um resto de sobreiral. Fora isso, telhados e ruas”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar