Covid-19. Portugueses em Macau angariam mais de meio milhão de euros para ajudar Portugal

Duas dezenas de entidades e personalidades juntaram-se para comprar equipamentos de protecção para profissionais de saúde em Portugal e mais testes à covid-19.

Foto
daniel rocha/Arquivo

A comunidade portuguesa em Macau angariou mais de 4,6 milhões de patacas (530 mil euros) para comprar equipamento de protecção para os profissionais de saúde em Portugal e material que garanta mais testes à covid-19.

O montante recolhido ao longo de duas semanas é de 4.661.377,70 patacas, indicou à Lusa o presidente do Banco Nacional Ultramarino (BNU) em Macau, Carlos Álvares.

A iniciativa promovida por um movimento que junta quase duas dezenas de entidades e personalidades que definiram como prioridade a aquisição de equipamento para os profissionais e a capacidade nacional de detecção de casos.

A conta aberta no BNU deveria estar aberta até 5 de Abril. Contudo, o prazo foi prorrogado por mais dois dias e o saldo continuou a crescer, em especial após a entrega de dois cheques de valores avultados: um milhão de patacas (120 mil euros) doado pela Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, fundada pelo magnata do jogo Stanley Ho, e meio milhão de patacas (60 mil euros) entregue pela Santa Casa da Misericórdia de Macau, indicou à Lusa o provedor da instituição, António José de Freitas, outra das entidades envolvidas na iniciativa.

Em Portugal, a covid-19 fez 380 mortos, segundo o balanço da Direcção-Geral da Saúde de quarta-feira. Um total de 13.141 pessoas estão infectadas com o novo coronavírus. Dos infectados, 1.211 estão internados, 245 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 196 doentes que já recuperaram.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários