Covid-19: CP suspende serviço de longo curso na Páscoa

Os Alfas e Intercidades não vão circular entre 9 e 13 de Abril, em pleno período da Páscoa, para desincentivar as deslocações de pessoas pelo país. Rede Nacional de Expressos pára todos os autocarros.

Foto
Paulo Pimenta

No período da Páscoa não vai haver comboios de longo curso e a CP apenas vai assegurar 30% dos serviços regional e suburbanos face ao que era a oferta regular. Os Alfas Pendulares vão ficar parados e os Intercidades só irão circular entre Lisboa, Beja e Évora porque naqueles eixos não existe serviço regional.

Já para o Algarve não haverá um único comboio desde Lisboa, mas entre Vila Real de Santo António e Lagos está garantida 30% da oferta.

Quem quiser viajar de Lisboa para o Porto poderá fazê-lo, mas a viagem de demorará entre cinco a sete horas porque só haverá comboios regionais com paragem em praticamente todas as estações e apeadeiros. O mesmo acontece para a Beira Alta, onde o comboio para a Guarda demorará nove horas desde Lisboa ou para a Covilhã, que tardará entre cinco a seis horas.

No âmbito das medidas para combater a covid-19, a CP já tinha vindo a reduzir a sua oferta para 55% nos Alfas Pendulares, 85% nos Intercidades e 80% nos suburbanos. Esta oferta será retomada após 13 de Abril.

Além da desinfecção das carruagens, a empresa aboliu o serviço de bar nos comboios e permite o reembolso integral das viagens compradas e não utilizadas.

Com vista a evitar contactos nas bilheteiras, a compra de bilhetes para o comboios regionais e inter-regionais passou também a poder ser feita online. Desde há 20 anos que a CP só permitia a venda electrónica de bilhetes para os Alfas e Intercidades, excluindo desse sistema o serviço regional.

Num vídeo promocional divulgado esta quarta-feira, a CP pede às pessoas que “adiem um pouco mais os seus planos e fiquem em casa”, acrescentando que “em breve teremos tanto para percorrer juntos”.

A empresa bem necessita de passageiros no pós-pandemia porque, tendo reduzido a sua oferta em apenas 25%, viu as suas receitas caírem em 95%.

Já a Rede Nacional de Expressos fez saber que das 0h00 do dia 9 de Abril às 24h00 do dia 13 estão canceladas todas as suas viagens de autocarro. A empresa retoma a sua oferta em 14 de Abril. “Nesta Páscoa, fica em casa. Nós também vamos ficar”, anuncia.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários