Israel inventa a “supergeringonça” com dois primeiros-ministros

Em tempos de peste, é saudável sorrir um pouco. Os políticos israelitas nunca tiveram falta de imaginação. Netanyahu e Benny Gantz imaginaram uma operação quase impossível, tipo quadratura do círculo. Trata-se de evitar que o actual primeiro-ministro engane o general.

Foto
Netanyhau, o Presidente de Israel Reuven Rivlin, e Gantz LUSA/ABIR SULTAN

Na impossibilidade ter um primeiro-ministro, Israel resolveu ter dois. Benjamin (Bibi) Netanyahu e Benjamin (Benny) Gantz tomarão posse, não se sabe quando, como primeiros-ministros. Bibi será o primeiro-ministro em funções. Benny será o primeiro-ministro “rotativo”. Em Setembro ou Outubro de 2021, trocarão de títulos e funções. Ambos terão o poder de demitir ministros - apenas os do “seu campo”, já que serão eles a designá-los. A nomeação de juízes do Supremo Tribunal teria de ter o aval de ambos. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários