Covid-19: Festival de cinema IndieLisboa adiado para fins de Agosto

A 17.ª edição do festival terá lugar entre 25 de Agosto e 5 de Setembro.

Foto
Ousmane Sembène DR

O Festival Internacional de Cinema IndieLisboa, que deveria começar a 30 de Abril, terá lugar entre 25 de Agosto e 5 de Setembro, revelou esta terça-feira a organização. A direcção do IndieLisboa decidiu no mês passado adiar a 17.ª edição do festival por causa da pandemia da covid-19.

“A possibilidade de o fazer num formato digital não corresponderia às nossas expectativas, nem às do público. Organizar um festival é exibir filmes e ter um contacto directo com o nosso público, os cineastas e os restantes profissionais”, afirma a direcção em comunicado.

Simbolicamente, refere o festival, a programação completa da próxima edição será revelada a 30 de Abril, dia em que deveria começar a edição deste ano.

A organização já tinha anunciado algumas novidades da programação, nomeadamente uma retrospectiva de toda a obra do realizador senegalês Ousmane Sembène, uma homenagem aos 50 anos da secção Fórum da Berlinale e um ciclo dedicado à realizadora franco-senegalesa Mati Diop.

Nas últimas semanas, outros festivais de cinema do país anunciaram alterações nas edições previstas para este ano, por causa das medidas restritivas para conter a pandemia.

Foram os casos do Curtas Vila do Conde, adiado de Julho para Outubro, do Festival de Animação de Lisboa –​ Monstra e do Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão, que estavam marcados para Março.

O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin) e a Festa do Cinema Italiano, que deveriam acontecer neste mês de Abril, também foram adiados.

Sugerir correcção
Comentar