Covid-19: 3,5 milhões de euros para bolsas em virologia no combate à doença

As candidaturas começam na quarta-feira, 8 de Abril, e terminam a 14 de Maio, devendo ser submetidas no portal myFCT.

Foto
Funchal (Madeira) a 6 de Abril de 2020 Homem de Gouveia/Lusa

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) lançou esta terça-feira o “Doctorates4 covid-19”, um novo programa de bolsas de doutoramentos em virologia focado no combate à covid-19 com uma verba global anual de 3,5 milhões de euros – anunciou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em comunicado.

Segundo o ministro Manuel Heitor, este “concurso de formação doutoral especializada em ciências da virologia deve ser planeado para vir a abrir durante, pelo menos, cinco anos consecutivos”. Este ano, o programa vai atribuir 50 bolsas de doutoramento através de um concurso aberto em áreas científicas que contribuam com determinados objectivos, tais como perceber melhor os “factores de risco de infecção e doença grave pelo vírus”.

A interacção homem-animal, mecanismos de resistência e de transmissão interespécies do vírus, assim como conhecer o risco de pandemias são outros dos temas de investigação que podem ser apoiados com uma bolsa.

Também poderão ser atribuídas bolsas de doutoramento ao estudo de estratégias de prevenção e preparação para novas epidemias, incluindo vacinas, assim como a abordagens inovadoras, incluindo novos métodos e novas tecnologias, para o diagnóstico da doença.

Os investigadores que queiram caracterizar os mecanismos de infecção viral, assim como a resposta do hospedeiro, imunológica celular e serológica, perceber a infecção pelo vírus, impacto da idade e comorbilidades também são assuntos que se podem candidatar a bolsas.

Desenvolvimento de novas terapias e novas abordagens terapêuticas, incluindo equipamentos de suporte de vida e de protecção individual para o combate à doença é outro dos objectivos previstos.

Repercussões da infecção viral na saúde materna e no recém-nascido, o impacto psicológico e alterações de comportamento associadas à pandemia também podem ser apoiados por este novo programa.

Estas bolsas de doutoramento destinam-se a actividades de investigação desenvolvidas em instituições de ensino superior, unidades de investigação e desenvolvimento (I&D), laboratórios associados, laboratórios colaborativos, centros de interface tecnológico, laboratórios do Estado e outras instituições públicas de investigação, hospitais e unidades de cuidados de saúde, assim como outras entidades integradas na administração pública, nacionais ou internacionais.

As candidaturas começam na quarta-feira e terminam a 14 de Maio, devendo ser submetidas no portal myFCT.

A FCT vai também apoiar a organização, por instituições nacionais e em articulação com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), de uma Escola Doutoral em Ciências da Virologia, com uma duração semanal e periodicidade anual, na forma de um workshop que reúna estudantes e investigadores nacionais e internacionais, acrescentou Manuel Heitor em comunicado.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus foram registados a 2 de Março, encontra-se em estado de emergência desde 19 de Março e até ao final de 17 de Abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

Em Portugal, segundo o balanço feito terça-feira pela Direcção-Geral da Saúde, registaram-se 345 mortes por covid-19 e há 12.442 pessoas com a infecção confirmada. 

Sugerir correcção
Comentar