CORONAVÍRUS

“Media em casa”: atividades, filmes, videojogos, programas de rádio e de televisão para que “o tempo passado com os media possa ser de qualidade”.

Um espaço para os mais novos disponibilizado pelo Observatório sobre Media, Informação e Literacia (MILOBS) para ajuda em tempo de confinamento social.

Foto
Inês, 10 anos

Lançada no dia 3 de abril, a iniciativa Media em casa surge para ajudar as famílias a lidar com este momento em que é “natural que os media estejam ainda mais presentes nas nossas vidas e que crianças e jovens estejam mais ligados aos ecrãs. Para os pais, esta situação é por vezes contraditória: ora dá jeito, porque os mantém ocupados, ora parece trazer alguma inquietação, ou até mesmo preocupação, pelo tempo de consumo, pelo tipo de conteúdos a que podem aceder e pelos riscos que podem enfrentar”.

Contribuir para que o tempo que os mais novos passam com os media possa ser de qualidade foi o principal objetivo do Observatório sobre Media, Informação e Literacia (MILObs)  e do Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) ao proporem atividades simples que possam ser desenvolvidas por crianças e adolescentes, de forma autónoma ou com a ajuda dos pais ou dos professores, no contacto à distância, assim como sugerindo programas de televisão, de rádio, videojogos e livros que contam com o apoio do Departamento de Programas para a Infância da RTP, da Rádio Zig Zag e do Plano Nacional de Leitura (PNL).

No site são lançadas, semanalmente, propostas de Atividades que, para além da descrição pormenorizada, definem os objetivos, os destinatários e fornecem algumas indicações adicionais.

Na rubrica Sugestões apresenta recursos como jogos, filmes, livros, programas de rádio e televisão.

Feito em casa é o espaço destinado à publicação dos trabalhos que as crianças e jovens enviem para este endereço, como desenhos, vídeos, podcasts ou outras produções sobre a sua relação com os media, desde que tenham indicação do 1.º nome e da idade dos participantes.

Permite, também, explorar uma série de Links úteis.

MILObs (Observatório sobre Media, Informação e Literacia) acompanha, monitoriza e divulga o que se faz no domínio da Educação para os Media, em Portugal e no estrangeiro, ao mesmo tempo que promove a Literacia Mediática junto dos diferentes setores da sociedade.