Cervejeiros portugueses inspiram doações de desinfectantes no Reino Unido

Movimento de microcervejeiros reuniu litros em stock de ácido peracético para auxiliar as entidades oficiais e agora espalha a iniciativa pelo mundo.

Foto
Nelson Garrido

Depois de uma mobilização nacional de microcervejeiros ter reunido milhares de litros de desinfectante para auxiliar as entidades oficiais na luta contra o coronavírus, agora a iniciativa chega além-fronteiras.

Na cidade de Coventry, no Reino Unido, a Dhillon's Brewery também estava buscando maneiras de fazer a diferença durante a quarentena da covid-19. Pedro Oliveira, consultor português e cervejeiro da Dhillon’s, contou à Fugas que começou por oferecer cerveja aos agentes de saúde da sua cidade, mas depois viu que poderia fazer ainda mais. “Verifiquei que, em Portugal, o Diogo da Lindinha Lucas já tinha iniciado um projecto e falei com ele para perceber como estavam a fazer a redistribuição do produto. Com essas notas optimizei a maneira como estávamos a fazer o mesmo,” explicou.

O ácido peracético é o produto comummente utilizado nas cervejeiras para higienizar o equipamento e, diluído, pode ser também utilizado para desinfectar material hospitalar. Pedro explicou que as autoridades em Coventry ainda encontraram um novo uso para o produto: “Uma coisa que estão a fazer é pulverizar as ruas com o ácido. Depois de colectar as informações de como o estavam a utilizar, foi necessário reformular o produto que eu usava anteriormente na cervejeira para que este fosse seguro e eficaz contra o vírus.”

Além da câmara municipal, a Dhillon’s também está a distribuir para bombeiros, lares, supermercados e agentes policiais – e está a procurar a ajuda dos outros microcervejeiros locais. Pedro deixa o recado: “Até hoje eu enviei mil e duzentos litros, mas todas as cervejeiras podem ajudar suas comunidades.” O site do movimento Micro-cervejeiros vs. covid-19 disponibiliza um mapa com pontos de colecta do ácido peracético e informações de como tornar o produto seguro para o uso como desinfectante.

Texto editado por Sandra Silva Costa

Sugerir correcção
Comentar