Segredos em família

Um romance admiravelmente construído em redor de uma história familiar. Sobre os mecanismos da memória e como cada um tem uma verdade sobre um acontecimento que todos presenciaram.

Foto
Este é um romance admiravelmente composto (também no sentido musical )

Luis Landero (n. 1948) é um dos mais considerados escritores espanhóis da actualidade — com cerca de uma dezena de romances publicados, tinha apenas dois traduzidos em português: o seu premiado livro de estreia, Jogos da Idade Tardia (D. Quixote, 1992), e O Guitarrista (Texto, 2006). Em Chuva Miúda, o mais recente, Landero parece querer mostrar — como aliás já fazia em livros anteriores — que quase todas as famílias escondem, em maior ou menor grau, complexos e delirantes sistemas de poder e inveja, e que estes surgem disfarçados de amor filial, de frustração e resignação, de altruísmo e afecto. E, ainda, que à mistura existem sempre mentiras porque cada um de nós tem de ter os seus segredos, “porque somos, em grande medida, os nossos próprios segredos”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar