Covid-19: Avião com portugueses partiu de Bali e aterra ainda hoje em Lisboa

A bordo viajam turistas que estavam na Indonésia e com dificuldades de voltar a Portugal. O avião é esperado pelas 20h em Lisboa.

Foto
Lindsey Wasson/Reuters

Cerca de 50 portugueses deixaram este domingo Bali em direcção a Lisboa. O avião, que é esperado pelas 20h em Lisboa, apenas fará escala em Madrid para troca de tripulação, confirmou ao PÚBLICO fonte da Embaixada de Portugal na Indonésia.

O voo de repatriamentos, sem custos para os passageiros ou para o Estado português, avançou a Lusa, é fruto de negociações que envolveram a empresa dona do cruzeiro MSC Fantasia, que atracou em Lisboa (a 22 de Março) e que tinha necessidade de repatriar os mais de 200 tripulantes indonésios do Fantasia.

Assim, o avião fretado à Air Europa com os 200 tripulantes fez a viagem directa e sem escalas entre Lisboa e Bali, onde aterrou durante a tarde de sábado, no aeroporto Ngurah Rai.

No regresso, no mesmo avião viajam cerca de 50 portugueses e 90 outros cidadãos europeus (a grande maioria espanhóis) que desde Madrid e Lisboa terão oportunidade de seguir a viagem até aos seus destinos finais.

A bordo viajam turistas que estavam na Indonésia e com dificuldades de voltar a Portugal, devido às restrições de voos e espaços aéreos em vários locais, bem como outros residentes com problemas de saúde e ainda um grupo de sete portugueses que saiu de Díli no domingo passado para Bali, onde foi declarado a 31 de Março o estado de emergência.

Após a chegada, os passageiros residentes terão de cumprir um período de isolamento de 14 dias e os restantes terão de seguir num período máximo de 24 horas para os seus países de residência.

Esta é a segunda operação organizada pelo Governo português para o sudeste asiático depois do voo que saiu de Díli, fretado à euro-atlântico, com mais de 200 portugueses a bordo.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários