Covid-19: Japão disponibiliza gratuitamente antigripal experimental Avigan para testes

Medicamento experimental mostrou-se eficaz contra a covid-19, de acordo com um estudo da Universidade de Wuhan. Os EUA estão entre os cerca de 30 países que já se mostraram interessados.

Foto
O favipiravir foi aprovado pelo governo em 2014 como medicamento contra a gripe, mas não chegou a ser comercializado Reuters/ISSEI KATO

O Japão vai acelerar a produção de Avigan, um medicamento experimental para tratar a infecção por covid-19, que será disponibilizado gratuitamente aos países que o solicitarem para testes, foi este domingo anunciado.

O Avigan tem como componente activo o favipiravir, usado experimentalmente pelas autoridades de saúde japonesas para tratar a gripe e que está a ser testado para tratar os sintomas de doenças respiratórias causadas pelo coronavírus.

Segundo o porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, cerca de 30 países já manifestaram a vontade de testar o medicamento no tratamento de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus.

Entre esses países destacam-se os Estados Unidos, que têm mostrado receptividade para encontrar um fármaco que combata eficazmente os sintomas da infecção.

O favipiravir, conhecido no Japão sob o nome comercial Avigan, obteve em 2014 a aprovação do governo para produção e venda como medicamento contra a gripe, mas nunca foi comercializado.

O medicamento foi usado experimentalmente nos casos em que outros antivirais não funcionaram contra certos tipos de gripe, e revelou-se eficaz contra a covid-19, de acordo com um estudo da Universidade de Wuhan, cidade chinesa onde começou o surto infeccioso.

A produção do Avigan será financiada por um pacote de estímulo financeiro criado pelo governo japonês, cuja aprovação no Parlamento deverá acontecer no início da semana.

Sugerir correcção
Comentar