Nina Simone e a crise de não saber quem era

Gravado em 1982, Fodder on My Wings é um álbum menor na discografia da sublime cantora que foi Nina Simone. A presente reedição ajuda-nos a perceber o período de indefinição identitária em que então se encontrava.

Foto
Jean-Pierre Leloir

Acordava, tentava perceber quem era, fazia um esforço por se lembrar daquilo que tinha para fazer, tomava a sua medicação e empenhava-se em aguentar o dia que tinha pela frente. Se tudo corresse bem, havia de tocar alguma música e encontrar-se com umas quantas pessoas antes de se deitar e amealhar forças para começar o dia seguinte a questionar-se, de novo, sobre quem era. “Isto consumia muito tempo e muita energia”, diz ao Ípsilon Stephen Cleary, acerca da sua descrição da rotina diária de Nina Simone na década de 1980. Nesta altura, a cantora refugiara-se já na Europa, em fuga de um país que acreditava tê-la boicotado a nível artístico e descartado quando o movimento político na luta pelos direitos civis abandonou a linha da frente dos combates sociais e entrincheirou Nina Simone nesse lugar de voz política para a qual tinha deixado de haver um uso que a justificasse.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários