Bolinhos de curgete e cenoura

O Compassionate Cuisine (em português, Cozinha com Compaixão) foi criado por Márcia Gonçalves, em 2012, e tem como missão a divulgação de receitas vegetarianas criativas. Faz parte dos Pares do Ímpar.

Foto
DR

A receita deste mês são bolinhos de grão-de-bico, curgete e cenoura, confeccionados no forno. Para fazer esta receita comecei por refogar cebola juntamente com cenoura e curgete. Salteei os legumes até perderem bastante humidade, começarem a caramelizar e a desenvolver sabor. Para dar mais paladar, juntei sabores tradicionais como a salsa e o alho, em quantidade generosa. Para conseguir uma textura coesa, envolvi sementes de linhaça moídas e, também, um pouco de amido, para que os bolinhos ficassem com um interior mais macio.

Depois de adicionar o grão-de-bico triturado, moldei a massa e levei ao forno até que ficasse bem dourada, de crosta crocante e de interior cozido. Servi os bolinhos acompanhados de um arroz malandro de feijão, mas, esta receita também poderia ser apresentada como um aperitivo (idealmente, servida na hora).

Bolinhos de curgete e cenoura

Rende: 18 bolinhos
Tempo: 45min
Dificuldade: 1/5

Ingredientes:

1 lata pequena (260 g) de grão-de-bico cozido
1 colher de sopa de azeite
1 cebola, cortada em cubos
½ curgete, ralada
1 cenoura, ralada
2 dentes de alho, picados
1 colher de sopa de amido
2 colheres de sopa de linhaça moída
4 colheres de sopa de salsa picada
Sal e pimenta preta a gosto

Procedimento:

  1. Triture o grão-de-bico com recurso a um processador de alimentos ou uma varinha mágica.
  2. Refogue a cebola picada no azeite durante 3 a 5 minutos, até ficar macia. Junte a curgete, a cenoura e o alho, e salteie durante cerca de 10-12 minutos em lume médio-brando, até a curgete perder bastante humidade. Desligue o lume e junte uma pitada de sal e pimenta preta, assim como o amido de milho, e as sementes de linhaça. Envolva bem tudo até deixar de se verificar grumos das farinhas e, por fim, junte a salsa e a pasta de grão-de-bico. Ajuste os condimentos a gosto.
  3. Molde o preparado em bolinhos com o auxílio de duas colheres. Coloque os bolinhos numa forma revestida com papel vegetal.
  4. Leve ao forno durante 15 minutos a 180 °C, até ficarem dourados.
  5. Sirva os bolinhos imediatamente como aperitivo ou acompanhamento.

Compassionate Cuisine ​é um parceiro do Pares do Ímpar. Os conteúdos publicados são da responsabilidade da autora. Pares do Ímpar é um projecto de parceria entre o PÚBLICO e criadores independentes de conteúdos em áreas especializadas, complementares ao alinhamento editorial do Ímpar.

Sugerir correcção
Comentar