Alea jacta est: a geopolítica do petróleo e a engrenagem das revoltas sociais

As vagas de contestação poderão acontecer em países desenvolvidos e em países menos desenvolvidos, embora por diferentes tipos de razões. Um caso que merece particular atenção é o da forma como a geopolítica do petróleo se está a transformar neste contexto.

1. Nesta altura, apenas podemos conjecturar sobre como será o mundo após o fim da pandemia da covid-19. Todavia, é já bastante claro que, para além das inúmeras perdas de vidas humanas, os efeitos económicos e sociais serão pesados e duradouros. Existirão, indubitavelmente, quedas do produto nacional bruto, do emprego e do rendimento com intensidade e graus variáveis, mas que, nos países mais afectados, serão certamente muitíssimo acentuadas. Mas esses efeitos sociais e económicos são, como a história ensina, um usual rastilho da contestação social e política.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários