Petróleo dispara mais de 20% com sinais de acordo entre russos e sauditas

Investidores recompram posições na expectativa de que a Arábia Saudita e a Rússia cortem a produção.

Foto
Preço do petróleo volta a recuperar Reuters/Maxim Shemetov

O preço do barril de Brent negociado em Londres e o Petróleo WTI (West Texas Intermediate) estão a disparar nesta quinta-feira mais de 20% à espera que a Arábia Saudita e a Rússia cheguem a acordo nos próximos dias relativamente ao nível de produção de petróleo, como anunciado por Donald Trump.

A trajectória de recuperação dá-se depois de o presidente dos Estados Unidos anunciar ter falado com o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, sobre alegados contactos que este terá tido com o Presidente russo, Vladimir Putin.

Segundo a Bloomberg, porém, o porta-voz do Governo de Moscovo, Dmitry Peskov, desmente que Putin tenha falado com o príncipe saudita.

O Brent relativo aos contratos futuros relativos a Junho avança 23,4%, para 30,52 dólares por barril, enquanto o petróleo WTI negociado em Nova Iorque para os contratos de Maio já chegou a crescer mais de 30%, estando a avançar 24,72%, para 25,33 dólares por barril.

Trump disse que a Arábia Saudita e a Rússia poderão chegar a um entendimento para reduzir a produção de petróleo em 10 milhões de barris por dia e alimentou a expectativa de esse corte poder chegar aos 15 milhões de barris diários.

Com esta expectativa, os investidores estão já a recomprar posições de investimento nesta matéria-prima. A influenciar a subida está também o facto de a China ter aumentado as reservas de crude.

Num dia em que as principais bolsas europeias fecharam a sessão em alta ligeira (a apresentar subidas abaixo de 1%), Wall Street também segue em trajectória positiva, com o Dow Jones Industrial Average a crescer 1,56%, o Nasdaq Composite a subir 1,37% e o S&P 500 a valorizar-se 1,89%.

Sugerir correcção
Comentar