Covid-19: cantor de k-pop pede desculpa após fingir infecção no Dia das Mentiras

Brincadeira do Dia das Mentiras foi criticada pelos fãs que mostraram preocupação pelo estado de saúde do músico. Em alguns países, piadas que disseminem desinformação sobre a pandemia implicam pena de prisão.

Foto
Artista fez brincadeira do Dia das Mentiras com a pandemia Reuters/Pilar Olivares

Apesar dos avisos de várias autoridades, um artista de k-pop decidiu aproveitar o Dia das Mentiras para fazer uma brincadeira com a pandemia do novo coronavírus. No Instagram, onde conta com 11,9 milhões de seguidores, Kim Jae-joong fez uma publicação onde dizia ter contraído covid-19. O cantor revelou ainda que se encontrava hospitalizado a receber tratamento para o vírus, adiantando que tinha ignorado as recomendações do Governo sul-coreano e pedindo perdão às pessoas que pudesse ter infectado. 

Vários grupos de fãs de k-pop expressaram mensagens de apoio ao artista, uma das maiores celebridades da música sul-coreana, mas tudo não passava de uma partida de 1 de Abril

Uma hora depois da publicação original – e já depois de a ter apagado –, o cantor confessou num novo post que tinha sido uma brincadeira, alegando que queria consciencializar as pessoas para a pandemia. O apoio e carinho demonstrado pelos fãs após o anúncio transformaram-se em descontentamento, com várias pessoas a criticar a atitude do artista nos comentários.

Kim Jae-joong afirmou que aceitará “todos os castigos” que resultem da brincadeira. A Coreia do Sul foi um dos primeiros locais seriamente afectados pela epidemia, contabilizando, esta quarta-feira, 9887 casos de infecção e 165 mortes. 

Nos últimos dias, os governos de alguns países, como forma de evitar ao máximo a desinformação sobre o vírus, anunciaram fortes punições para quem fizesse as tradicionais brincadeiras do Dia das Mentiras sobre a covid-19. No caso da Tailândia, a pena pode ir até cinco anos de prisão. Em Taiwan, a multa pode chegar aos 90 mil euros e a pena de prisão até aos três anos.

A Google, empresa que anualmente faz paródias específicas para esta data, decidiu não realizar qualquer piada este ano. Num email interno enviado aos responsáveis, era pedida contenção nesta fase sensível, relembrando o dever de ser “útil” às pessoas que procuram informação fidedigna. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários