Covid-19: PEV exige esclarecimentos à câmara de Lisboa sobre despedimentos na CarrisTur

Há despedimentos na CarrisTur, uma empresa especializada em mobilidade turística detida exclusivamente pela Carris.

Foto
pcm patricia martins

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) na Assembleia Municipal de Lisboa (AML) questionou nesta quarta-feira a autarquia sobre o despedimento de trabalhadores da CarrisTur, considerando “incompreensível” serem as empresas públicas “a darem o mau exemplo”.

No requerimento entregue na AML, o PEV pergunta à autarquia lisboeta, liderada pelo PS, se está a ignorar “que a situação de pandemia, originada pela covid-19, não pode servir de justificação para pôr em causa os direitos dos trabalhadores da CarrisTur”, uma empresa especializada em mobilidade turística detida exclusivamente pela Carris.

Os deputados municipais querem também saber se o município e a empresa municipal de transporte público rodoviário Carris vão rever “esta situação, que põe em causa postos de trabalho e a própria subsistência das famílias destes trabalhadores”.

“Vai a CML [Câmara Municipal de Lisboa] dar instruções à administração da Carris para revogar esta decisão ou integrar os trabalhadores no quadro da empresa num futuro próximo?”, insiste o PEV.

O partido questiona ainda quando e de que forma é que a câmara municipal e a Carris “tencionam apresentar aos trabalhadores e às organizações representativas dos trabalhadores soluções concretas para as situações descritas”.

“De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos (STRUP), existem trabalhadores ao serviço da CarrisTur, inclusive com vínculos precários através de empresas de trabalho temporário, um dos elos mais fracos nas relações de trabalho, e alguns na mesma função há mais de três anos, que viram recentemente os seus contratos de trabalho rescindidos”, refere o PEV

Sugerir correcção
Comentar