Torne-se perito

Produtora austríaca criou clube online para concertos pagos

A produtora austríaca Weltenklang desafiou os artistas com quem trabalha a integrarem um clube de concertos online pagos. Começa esta quarta-feira, às 19h. Mínimo: 1 euro.

,Cantor-compositor
Foto
Carlos Leitão, fadista: uma voz portuguesa no festival austríaco DR

Num tempo em que, por ânimo ou solidariedade, circulam na internet miniconcertos ou canções avulsas de difusão gratuita, a produtora austríaca Weltenklang optou por uma solução diferente: desafiou os artistas com quem trabalha a integrarem um clube online de concertos pagos, a que chamou Clube Weltenklang. Com uma intenção clara: “Os artistas não devem e não podem dar aquilo que têm de mais precioso para vender, o seu talento.” Ou, como dizia frequentemente o cantor e compositor José Mário Branco (1942-2019): “Não nos peçam para dar a única coisa que temos para vender.”

Num vídeo difundido pelo YouTube, no mesmo endereço que permitirá aceder aos concertos disponíveis, o representante da Weltenklang explica o conceito e diz que será possível assistir a “pequenos concertos ou clipes de artistas de vários países, música irlandesa tradicional, escocesa, canadiana, folk contemporâneo, fado, blues.” Integram esta iniciativa artistas de vários países: Inglaterra, Escócia, Irlanda, Itália, Estados Unidos e também Portugal, tendo a Weltenklang convidado o fadista Carlos Leitão, que há dez anos faz digressões pela Áustria, “com salas permanentemente esgotadas.”

Os concertos (cerca de 120) começam esta quarta-feira, a partir das 19h. Carlos Leitão actuará quinta-feira, 2 de Abril, às 18h. Todos os concertos, segundo os organizadores, pressupõem um pagamento de, pelo menos, 1 euro por visualização, a ser pago num endereço criado para o efeito: https://www.gofundme.com/f/club-weltenklang.