Covid-19: Bélgica regista morte de criança de 12 anos

É a vítima mais jovem da covid-19 na Europa. O principal grupo de risco da pandemia são os idosos.

Foto
O principal grupo de risco da pandemia são os idosos Reuters/HANNAH MCKAY

Uma rapariga de 12 anos morreu na Bélgica e é a vítima mais jovem de covid-19 na Europa. “É um caso muito raro, mas que nos perturba”, disse o virólogo Emmanuel André, porta-voz da agência pública federal de saúde pública, citado pelo jornal belga Le Soir.

O estado de saúde da criança deteriorou-se após três dias de febre, acrescentou o virólogo Steven Van Gucht, citado pelo mesmo jornal. 

As pessoas acima dos 70 anos são o grupo mais vulnerável ao novo coronavírus e é muito raro haver vítimas mortais entre crianças e jovens, sendo conhecido um caso de uma adolescente de 16 anos em França. 

A Bélgica registou até esta terça-feira 705 mortes por covid-19 (98 nas últimas 24 horas) e tem 4920 pessoas hospitalizadas, 1021 delas em cuidados intensivos.

“Atravessamos esta epidemia de modo solidário e vamos ultrapassá-la”, salientou Emmanuel André, numa altura em que a Bélgica regista 876 novos casos confirmados por testes de laboratório, num total de 12.760 desde os primeiros casos de infecção pelo novo coronavírus, no início de Março.

Na Bélgica, as camas destinadas a pacientes com covid-19 estão com uma ocupação média de 53%, mas há três regiões, incluindo a de Bruxelas, em que o número de casos se aproxima do limite da capacidade dos hospitais.

“Todos os dias há um número importante de doentes que entra nos cuidados intensivos e chegaremos ao ponto de saturação, mas estamos preparados para esse momento”, sublinhou Emmanuel André.

As autoridades registaram 168 altas hospitalares no país, para um total de 1696, salientando que estas pessoas podem gradualmente regressar às suas vidas, mantendo o confinamento obrigatório, dado que ficam imunes ao vírus. A Bélgica adoptou medidas de confinamento em meados de Março que, para já, vão vigorar até 19 de Abril.

Sugerir correcção
Comentar