A app que ajuda a gerir finanças até em tempo de incerteza

Num momento em que a incerteza marca a vida de todos, torna-se ainda mais importante o uso de aplicações que nos ajudem no controlo das finanças pessoais. É o caso do UNIDO. Apresentamos-lhe 10 situações que pode resolver facilmente graças a esta app.

Foto

Com a economia a meio gás, em consequência das necessárias medidas para conter a pandemia de Covid-19, todos fazemos contas à vida, por uma razão ou por outra. Ou porque precisamos de ficar em casa a cuidar das crianças e o rendimento é menor, ou porque o nosso negócio teve de fechar portas. São muitos os motivos que fazem com que estejamos preocupados com o rumo das finanças neste momento. Mas também aqui a tecnologia - que já está a dar um contributo enorme neste isolamento – pode ajudar-nos. Por exemplo, através de aplicações criadas para apoiar na gestão financeira pessoal. É o caso da app UNIDO, desenvolvida pelo banco digital WiZink, que permite agregar e gerir todas as contas e cartões de crédito numa única plataforma, gratuitamente e de forma segura. As vantagens da sua utilização são inúmeras, sempre. Mas, neste momento, podem ser um precioso aliado.

Foto

10 situações que pode resolver com a app UNIDO

1 – Saber (mesmo) quanto dinheiro temos

Os dias em isolamento podem parecer todos iguais e são muitas as pessoas que dizem ter dificuldade em situar-se no dia da semana. Mas não é bom que isto aconteça com as finanças. Para ajudar a manter o rumo, a app UNIDO disponibiliza a funcionalidade Posição Global, que permite que saiba imediatamente, a cada momento, o total que tem disponível nos vários bancos onde possui conta e qual o saldo em dívida nos cartões de crédito.

2 – Aquela boa notícia – o ordenado já caiu na conta

Se o que dissemos no ponto anterior é verdade – ou seja, que facilmente deixamos de saber a “quantas andamos” - então o UNIDO pode dar uma ajuda extra e avisar quando o ordenado é depositado na nossa conta. Basta que active essa funcionalidade e a notificação é enviada.

3 – Conta-corrente de verdade

Uma espécie de livro de deve e haver à moda antiga, mas em formato digital e disponível no nosso telemóvel, numa aplicação de uso muito simples e intuitivo. O UNIDO permite-nos saber o que ganhamos e gastamos – e em quê - todos os meses e ao longo do ano para nunca perdermos o controlo.

Foto

4 – Limitar o orçamento das compras online

Com grande parte das lojas encerradas, mas a permitirem compras online, é possível que seja aqui que, nesta altura, se gaste parte considerável do orçamento mensal. Se acharmos que estamos a gastar muito numa determinada categoria, é possível estipular um valor máximo de despesa e a aplicação envia-nos uma notificação quando esse valor é atingido.

5 – Quanto já poupei em combustível? E em refeições fora?

Isto de estar fechado em casa em regime de teletrabalho e a cumprir o recolhimento domiciliário também tem vantagens. Além de contribuir para conter a propagação do novo coronavírus, permite poupar (e muito) nalgumas categorias, como no combustível, no vestuário ou nas refeições fora com os amigos. O UNIDO permite fazer essa comparação de forma simples, pondo em confronto a mesma categoria em momentos diferentes do mês ou do ano.

6 – Poupar? Agora é que vai ser

Se o ponto anterior se verifica, então o melhor será começar já a juntar esse dinheiro que sobra e fazer um pé-de-meia para acautelar o futuro que se prevê desafiante. O UNIDO ajuda neste objectivo, ao mostrar o valor que estamos a poupar a cada mês. Podemos, por exemplo, criar uma rotina de poupança, determinando o montante no qual não queremos tocar.

Foto

7 - Este ano vai ser melhor ou pior que o anterior?

Os planos fazem-se com base em dados concretos e em relação à situação económica específica de cada um. Por isso, e antes de se fazerem cenários apocalípticos, vamos olhar para os gráficos que o UNIDO disponibiliza e que permitem a visualização imediata da nossa situação financeira actual, bem como a comparação com o mesmo período do ano passado, por exemplo.

8 – Conta a descoberto nunca mais

Em situações de aperto financeiro, é possível que a conta fique a descoberto. Como consequência, lá vêm despesas com comissões que têm de ser pagas ao banco e que não ajudam nada à situação. Com o UNIDO podemos estabelecer um valor mínimo que queremos ter sempre na conta e receberemos um alerta se esse montante for atingido.

9 – Limitar o cartão de crédito

Para manter as rédeas das finanças é indispensável controlar as compras com cartão de crédito, o que nem sempre se consegue, porque as compras por impulso acontecem. Quem nunca? Com esta aplicação, é possível definir um valor máximo de dívida, com um alerta associado sempre que o saldo em dívida do cartão atingir esse valor.

Foto

10 – E, afinal, onde é que gastamos mais dinheiro?

Com a organização de todas as despesas em categorias (alimentação, lazer, habitação, etc.) e subcategorias, ficamos a saber exactamente onde gastamos o dinheiro, o que permite optimizar comportamentos, fazer planos ou continuar o caminho se estiver tudo bem, claro.