Lançadora Auriol Dongmo autorizada a competir por Portugal

A lançadora, de 29 anos, sagrou-se duas vezes campeã africana, e conquistou ainda duas medalhas de ouro nos Jogos Africanos, sendo também a recordista nacional dos Camarões.

Foto
DR

Auriol Dongmo, lançadora do peso, de 29 anos, foi autorizada pela World Athletics a competir por Portugal a partir do dia 26 de Julho de 2020, anunciou neste domingo a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

A lançadora luso-camaronesa, que adquiriu a nacionalidade portuguesa em Outubro de 2019 - e representa o Sporting -, mostrou-se satisfeita com a decisão que esperava “há muito tempo”.

Esta época, já com nacionalidade portuguesa, a lançadora bateu várias vezes o recorde de Portugal estabelecendo-o em 18,37 metros, em Pombal, quando se sagrou campeã nacional em pista coberta.

“Toda a gente me apoiou desde o primeiro momento, sempre foram muito simpáticos e, após várias conversas, decidi que tinha de retribuir este amor que senti de toda a gente. Fico, agora, à espera de poder representar Portugal, que poderá ser já nos Europeus de Paris, caso estes se mantenham no calendário”, disse, em declarações divulgadas pela FPA.

Auriol Dongmo é uma das três portuguesas (as outras são Eliana Bandeira e Francislaine Serra) que têm marca de qualificação para a prova de lançamento do peso para os Europeus Paris 2020, competição prevista para o final de Agosto e que ainda não foi adiada ou cancelada.

A lançadora, de 29 anos, sagrou-se duas vezes campeã africana, em 2014 e 2016, e conquistou ainda as medalhas de ouro nos Jogos Africanos de 2011 e 2015, sendo também a recordista nacional dos Camarões, com os mesmos 18,37 metros.

Sugerir correcção
Comentar