Literatura de viagens: asas para o sofá

Os livros de viagens que dão mais gozo são aqueles que prendem o leitor ao sofá, que o arrastam para dentro das páginas, só para lhe soltarem as asas da imaginação. E destes, os melhores, a nata da literatura de viagens, são os “clássicos”, ou seja, aqueles que a cada releitura oferecem novas voltas, novas viagens.

Foto
Globos da Altair, uma das melhores lojas do mundo de livros de viagens, em Barcelona Rui Gaudêncio

A era da exploração acabou, não há muito mais por descobrir - já lamentava o antropólogo Claude Lévi-Strauss no seu Tristes Trópicos, de 1955. Hoje ainda é pior, quando, depois da liberdade de voar para todo o lado, regredimos para uma nova idade das trevas, de confinamento e de apertadas restrições à circulação. Em contrapartida, o instinto de partir não faleceu, o desejo de navegar comanda talvez mais do que a fantasia e nada a alimenta mais directamente que os grandes clássicos da literatura de viagens. Certo, mas antes de passarmos a considerar uma selecção de obras de referência no género, convirá esclarecer coisas que são menos óbvias do que parecem. O que é isso da literatura de viagem? E, já agora, o que poderá ser um relato clássico de viagem? 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção