Os campeões das interrupções

O futebol chileno volta a confrontar-se com um campeonato interrompido. Há uns meses, devido aos protestos no país, a competição foi dada por concluída e o líder à data da interrupção foi declarado campeão.

Foto
Jogadores do Universidad Católica, emblema que a época passada foi campeão sem que o campeonato chileno tivesse terminado Andres Stapff/Reuters

A pandemia está aí e não poupa os grandes eventos desportivos: depois do Euro 2020, também os Jogos Olímpicos, que deviam realizar-se em Tóquio, foram adiados devido ao novo coronavírus. Tem sido assim com inúmeros outros eventos, mas relativamente aos campeonatos nacionais permanece (à hora em que este texto foi escrito) a dúvida sobre o que vai acontecer. Ninguém tem uma solução ideal. Haverá possibilidade de disputar as jornadas em falta? Se não houver, será declarado campeão o clube que liderava à data da interrupção? Será antes considerada a classificação da primeira volta? Ou será que a temporada é pura e simplesmente anulada e não é atribuído título?