O calor de Nídia e DJ Lycox na fria noite de Oslo

O By:Larm reúne em Oslo agentes da indústria de todo o mundo para conferências e concertos. Este ano, a Príncipe Discos esteve presente. Fomos ver Nídia e DJ Lycox numa noite de Fevereiro norueguesa

Foto
Marta Pina

O rapaz muito alto e muito louro está encostado ao balcão do bar, observando curioso a actividade na pista de dança. Nela, dançam alguns grupos em roda, dança muito empenhado um homem maduro de mochila às costas. Há movimentos bem oleados, há movimentos desengonçados. Há, acima de tudo, uma energia que transborda da mesa onde a DJ opera para a sala que acolhe aquele som onde o semba se acelera e desconjunta em novas formas, onde o kuduro se liquefaz em ondulação electrónica, com memórias tradicionais a aflorar – e não são os são-tomenses África Negra que ouvimos em determinado momento? – entre o som elástico da percussão. Um presente intenso com sede de futuro.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar