Mais de 80 músicos e actores a partir de sexta-feira no HomeStage Festival

Com início marcado para esta sexta-feira e decorrendo até 1 de Abril, o festival terá concertos e performances de meia-hora, à semelhança do recente #euficoemcasa. Neste caso, reúne músicos e actores, maioritariamente portugueses, mas também de Inglaterra, Argentina, Brasil ou Espanha, num total de 11 nacionalidades.

Foto
Luiz Caracol é um dos músicos presentes no festival DR

Mais de 80 músicos e actores, de vários países, incluindo Portugal, actuam, de casa para o mundo, a partir de sexta-feira, no âmbito do HomeStage Festival, que visa a chamar a atenção para a precariedade no sector dos espectáculos.

O HomeStage Festival, que decorre entre sexta-feira e 1 de Abril, conta, de acordo com a organização, com “mais de 60 nomes alinhados, representando 11 nacionalidades”, que irão actuar em “streaming a partir de seis países, nas áreas de música e teatro”.

O festival, criado neste formato tendo em conta a situação vivida em Portugal devido à pandemia da covid-19, “tem como propósito a consciencialização geral acerca da situação precária vivida pelos artistas e restantes profissionais do espectáculo no contexto actual que se vive por todo o globo”.

Nas últimas semanas, dezenas de espectáculos de música, teatro, dança, mas também festivais e digressões nacionais foram adiadas e, em alguns casos, canceladas, em Portugal por causa das medidas restritivas decretadas pelo Governo, e mais tarde, pela declaração de estado de emergência.

“A produção e o acesso à cultura são ainda mais essenciais nestes tempos desafiantes”, refere a organização em comunicado. Ao longo dos seis dias do festival, “serão incentivados os donativos voluntários e directos a cada artista, ou a causas escolhidas [por eles], através de MBWay, PayPal ou IBAN”.

As actuações, que terão uma duração máxima de meia hora, iniciam-se às 16h de sexta-feira, com o músico Bruno Pato. As actuações irão suceder-se de meia em meia hora, até às 22h30, hora em que começará a última, do músico Sebastião Antunes.

Para sexta-feira, estão também marcadas as actuações de Grame Pullyen (que actua a partir do Reino Unido), Daniel Schvetz (Argentina), Joana Figueira, Monáxi, Najla Shami (Espanha), Miguel Calhaz, Pedro Diogo, Casuar, Carlos Clara Gomes e Luiz Caracol.

Até 1 de Abril irão actuar, entre outros, Carlos Alberto Moniz, Rua Direita, Rapaz Improvisado, Cláudia Fonseca (Brasil), Luís Travassos, Davide Zaccaria e Maia Anadon (Itália), Fernando Terra (Brasil), André Varandas, Lúcio Vieira (Angola), Rita Laranjeira, João Paulo Oliveira, Little Orange, Luca Fiori (Reino Unido), Sarah Linhares (Canadá) Barry White Gone Wrong (Bélgica), St. James Park, Caio, Fast Eddie Nelson, Beto Kalulu (Angola), Chico Lobo (Brasil), Flávio Torres, Lisa Reis (Cabo Verde), Madalena Palmeirim, Manuel Linhares, Jorge Rivotti e Ivy.

O cartaz completo, com dias e horas das actuações, estão disponíveis na página do HomeStage Festival, na rede social Facebook.

Sugerir correcção
Comentar