A vida em suspenso

Uma filósofa italiana presta um testemunho da experiência que está a viver, tal como os seus compatriotas, forçados a uma reclusão que interrompe todas as dimensões da vida quotidiana.

Nestes dias, as nossas vidas foram completamente viradas do avesso. O vírus, do qual até há poucas semanas tínhamos ouvido falar apenas como um acontecimento longínquo, não mais do que uma ameaça que tinha atingido uma remota região da China e que talvez pudesse difundir-se para além dela, em pouco dias atingiu a Itália com uma fúria e uma potência inesperadas, antecipando o que iria acontecer depois também noutros países. Fomos inquietados por decretos emanados na tentativa de enfrentar uma situação cada vez mais urgente e grave. Decretos de emergência, para uma condição fora das regras habituais. Decretos que procuram deter o que, na verdade, parece totalmente fora de controlo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários