AdC vai deixar de receber dinheiro das coimas

Autoridade da Concorrência recebeu 7,5 milhões de euros em coimas em 2018, e no ano passado aplicou uma penalização de 225 milhões de euros aos bancos. Directiva europeia a transpor em breve para Portugal estabelece que coimas aplicadas “não deverão ser utilizadas para o seu próprio financiamento”.

Foto
Margarida Matos Rosa, presidente da AdC Rui Gaudencio

No ano passado, a Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou uma coima histórica de 225 milhões de euros a um conjunto de 15 bancos por troca de informação sensível que terá prejudicado os consumidores. O processo ainda vai ser analisado pelo Tribunal da Concorrência, uma vez que a esmagadora maioria das instituições financeiras pediu recurso da decisão, mas mesmo que a AdC ganhe o processo não vai receber nem um tostão das coimas. Nem das aplicadas aos bancos nem a outras empresas, e que somaram 352 milhões só em 2019 - um valor nunca visto. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários