Temperaturas máximas sobem dez graus, depois descem e Primavera começa com chuva

Na sexta-feira, dia em que começa a Primavera, as temperaturas descem e a chuva volta. Até lá, os dias são de sol com subidas de temperatura máxima até dez graus e há locais do país a registar 27 graus Celsius de máxima.

Foto
Primavera começa com chuva, mas até lá há dias de sol e calor Adriano Miranda/ARQUIVO

Os tempos são de isolamento (por causa do surto de covid-19), mas também sabe bem apanhar sol na varanda ou na janela. Nesta quarta-feira, as temperaturas máximas subirão dez graus Celsius, mas a partir de sexta-feira – dia em que começa a Primavera – as temperaturas vão descer de forma significativa e a chuva regressa a todo o país.

“Vamos ter uma subida da temperatura significativa na quarta-feira, em especial da máxima. Esta situação vai durar pouco tempo. Espera-se que a descida no dia seguinte [sexta-feira] seja acentuada”, disse à Lusa a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Ângela Lourenço. De acordo com a meteorologista, na quarta-feira os valores das temperaturas máximas vão atingir em alguns locais dos distritos de Santarém, Évora e Portalegre 25 a 27 graus, e pontualmente até mais.

Nesta quarta-feira, as temperaturas máximas chegarão aos 25ºC em Lisboa (assim como Leiria e Sines) e, no Porto, será de 24ºC (assim como em Viana do Castelo e Beja). Em Aveiro, Vila Real, Bragança, Castelo Branco e Sagres, a temperatura máxima será de 22ºC. “A norte a temperatura pode atingir por exemplo em Braga os 26 graus, mas depois, rapidamente, no dia 20 [sexta-feira] não deverá ultrapassar os 20 graus em todo o território. Os valores mais altos serão na ordem dos 18 a 19 graus”, indicou. Ângela Lourenço explicou que a descida de temperatura na sexta-feira é aproximadamente do mesmo valor que a subida na quarta-feira.

“Temos pontualmente nalguns locais subidas da ordem dos dez graus, em alguns locais até superior, e depois na sexta-feira a descida vai ser da mesma ordem de grandeza entre oito a dez graus. O que vai subir amanhã desce na sexta-feira”, disse.

Segundo a meteorologista do IPMA, a subida repentina tem a ver com uma massa de ar mais quente que vem do sul da região de Marrocos e que vai trazer um ar mais quente e húmido.

“Também contribui o facto de termos os dias maiores, a caminhar para o início da Primavera. Nos locais onde não há nuvens nem precipitação a temperatura tem tendência para aumentar”, concluiu.

Apesar da subida da temperatura, para esta terça-feira está prevista alguma precipitação na região Sul devido a uma depressão que vem da região de Espanha para Portugal continental.

“Esta precipitação mais frequente na região Sul vai diminuir gradualmente de frequência. A chuva regressa no dia 19 [quinta-feira], mas no dia 20 [sexta-feira] abrange todo o território”, adiantou.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários