Açores aguardam resultados de oito casos suspeitos

Há 430 pessoas em vigilância activa na Região Autónoma dos Açores.

Foto
Dois dos casos já tinham sido sujeitos a análise Paulo Pimenta

Os Açores mantêm apenas um caso confirmado de covid-19, mas aguardam pelos resultados de oito casos suspeitos, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional. Dois destes casos suspeitos já tinham sido sujeitos a análise, mas os resultados foram inconclusivos. 

“Foram recolhidas novas amostras biológicas para análise laboratorial, das quais aguardamos resultados”, avançou o responsável pela Autoridade de Saúde Regional dos Açores, Tiago Lopes, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.

Os dois casos com resultado inconclusivo estão relacionados com o único caso positivo confirmado até ao momento: uma mulher de 29 anos, residente na ilha Terceira, que terá estado em Amesterdão, na Holanda, e em Felgueiras, no continente português.

Segundo Tiago Lopes, que é também director regional da Saúde dos Açores, há actualmente 430 pessoas em vigilância activa na Região Autónoma dos Açores, mais 19 do que na segunda-feira.

O caso positivo confirmado e outros três casos suspeitos estão internados no Hospital Santo Espírito da Ilha Terceira, havendo também um caso suspeito internado no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, São Miguel.

Na noite de segunda-feira, foi retirada uma utente da ilha de São Jorge para o Hospital da Ilha Terceira, por suspeita de infecção pelo novo coronavírus. O resultado das análises ainda não é conhecido, mas as autoridades de saúde da ilha “estão a proceder ao rastreio de todos os contactos próximos”, para “despistar outros casos suspeitos que possam vir a acontecer”.

O responsável pela Autoridade de Saúde Regional dos Açores revelou ainda que os três hospitais da região estão a preparar-se para terem uma área exclusiva para triagem de doentes respiratórios.

Questionado sobre as medidas que serão tomadas no Conselho de Estado, que se reúne quarta-feira, Tiago Lopes disse que as autoridades dos Açores aguardam pelos resultados “com alguma expectativa”, alegando que “a situação em território continental é deveras preocupante”.

“Creio que atendendo aos desenvolvimentos que têm ocorrido nos últimos dias em território continental, serão efectivamente de tomar medidas excepcionais”, afirmou.

Quanto à possibilidade de encerramento dos aeroportos nos Açores, o responsável pela Autoridade de Saúde admitiu que “poderá estar em equação”, mas disse que “o Conselho de Estado será soberano na decisão que tomar”.

O Governo Regional dos Açores, enquanto accionista do Grupo SATA, determinou a concentração da actividade operacional da Azores Airlines - que opera de e para fora da região - no aeroporto de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, bem com a suspensão do contrato de ligações aéreas de “todas as ilhas dos Açores” para a Terceira “e desta para todas as outras ilhas”.

Questionado sobre a possibilidade de serem suspensas outras ligações inter-ilhas, Tiago Lopes disse que “tudo depende do evoluir da situação”.

“Já temos uma medida adicional aplicada à ilha Terceira, atendendo à existência deste primeiro caso positivo. Não invalida que consoante o andar dos acontecimentos sejam também aplicadas outras medidas excepcionais a outros contextos”, afirmou.

Sugerir correcção
Comentar