Coronavírus: Macau regista segundo caso importado em 24 horas

Depois de vários dias sem casos de coronavírus, Macau registou dois.

Foto
Depois de vários dias sem casos, Macau volta a registar coronavírus LUSA/DIEGO AZUBEL

Macau registou, na segunda-feira, um novo caso importado de infecção pelo novo coronavírus, o segundo em 24 horas, informaram as autoridades em comunicado.

“O diagnóstico foi efectuado a um homem de 47 anos de idade, cidadão espanhol, que se deslocou a Macau para fazer negócios e não sentia nenhum desconforto”, indicou a mesma nota do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.

A informação foi divulgada no dia em que entrou em vigor a quarentena de 14 dias a todos aqueles que entrem no território, à exceçpão das pessoas que cheguem China continental, Taiwan e Hong Kong.

“No dia 15 de Março, este indivíduo, espanhol, apanhou o voo SU2501 de Madrid (Espanha) para Moscovo (Rússia) e efectuou trânsito para o voo SU204 de Moscovo para Pequim. No dia 16 de Março, apanhou o voo NX001 de Pequim para Macau e chegou ao Aeroporto Internacional de Macau às 20h no mesmo dia”, indicaram as autoridades.

No posto fronteiriço do aeroporto, o pessoal dos Serviços de Saúde detectou febre no homem, razão pela qual foi transportado de ambulância para o Centro Hospitalar Conde de São Januário para a realização de exames, que confirmaram hoje a infecção.

“Existiam apenas sete passageiros no voo NX001 de Pequim para Macau e os Serviços de Saúde procederão ao acompanhamento necessário a estas pessoas”, acrescentaram as autoridades.

Este é o 12.º caso confirmado em Macau. Dos dez pacientes iniciais, todos receberam alta hospitalar.

Na segunda-feira, as autoridades detectaram o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus em 40 dias, numa sul-coreana que chegou ao território vinda do Porto, onde visitou familiares do namorado português.

Uma situação que levou o Governo de Macau a avançar, a partir de hoje, com a quarentena quase total a todos aqueles que entrem no território, de forma a conter casos importados, após mais de um mês sem detectar infecções pelo novo coronavírus.

Agora, quem chegue ao território, com excepção da China continental, Taiwan e Hong Kong, “será sujeito a uma observação médica de 14 dias”, afirmou a secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, Ao Ieong U, em conferência de imprensa.

O coronavírus responsável pela pandemia da covid-19 infectou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6850 morreram.

Das pessoas infectadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários