Vento forte, agitação marítima e descida da temperatura marcam início da semana

O IPMA prevê também vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte no litoral oeste, com rajadas até 65 km/h, podendo atingir os 85 km/h nas terras altas.

Foto
ADRIANO MIRANDA/ Arquivo

A costa de Portugal continental e sete distritos estão esta segunda-feira sob aviso amarelo por causa da agitação marítima e do vento, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).Na costa estão previstas ondas com quatro a 4,5 metros e o aviso estará em vigor entre as 15h de segunda-feira e as 6h de terça-feira.

O IPMA colocou ainda os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro e Coimbra devido à previsão de vento forte com rajadas até 75 quilómetros por hora (km/hora). O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Para esta segunda-feira, as previsões apontam para céu pouco nublado ou limpo no continente, apresentando períodos de maior nebulosidade na região Centro e interior Norte, aumentando temporariamente de nebulosidade a partir do final da manhã, em especial nas regiões do interior.

Prevê-se ainda aguaceiros fracos e dispersos, sendo mais prováveis, até ao final da manhã, no litoral Centro e interior Norte. Estes aguaceiros serão de neve acima de 800/1000 metros e, a partir da tarde, acima dos 1200/1400 metros.

O IPMA prevê também vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte no litoral oeste, com rajadas até 65 km/h, podendo atingir 75 km/h a sul da foz do Rio Douro a partir da tarde, e sendo forte com rajadas até 85 km/h nas terras altas.

O instituto destaca também a possibilidade de formação de gelo ou geada no interior, em especial das regiões Norte e Centro e descida de temperatura, em especial da máxima e no interior.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar os 0ºC (na Guarda) e os 9ºC (em Faro e Lisboa) e as máximas entre os 9ºC (na Guarda) e os 19ºC (em Faro).

Sugerir correcção
Comentar