Coronavírus: Operadoras de telecomunicações reforçam capacidade
Perante o recurso em massa ao teletrabalho e ao encerramento das escolas, o aumento do tráfego levou as operadoras a reforçarem as suas redes para dar resposta à elevada procura.
Altice, Vodafone e NOS estão a reforçar a capacidade das suas redes para fazer face ao aumento do tráfego, devido ao elevado número de portugueses que estão em teletrabalho, de acordo com respostas das operadoras à Lusa.
Devido ao surto do novo coronavírus, várias empresas colocaram os funcionários em teletrabalho e o Governo também autorizou os funcionários públicos a trabalharem remotamente, sempre que as suas funções o permitam.
A Vodafone Portugal “tem em vigor um plano de continuidade de negócio com o objectivo de garantir que, independentemente das circunstâncias, a empresa consegue entregar um serviço de qualidade aos seus clientes”, sendo que, de acordo com fonte oficial, a rede da operadora “está, “por defeito”, dimensionada para suportar picos de utilização”.
Ainda assim, a operadora “reforçou a monitorização das suas redes, adoptando medidas excepcionais de optimização das mesmas consoante a evolução da situação, de forma a garantir a melhor performance possível do seu serviço”.
A Altice Portugal, dona da Meo, “impôs um conjunto de medidas de isolamento e teletrabalho”, e tem “vindo a registar um aumento muito significativo de tráfego na rede fixa de Internet e em especial na utilização de OTT [over the top, que inclui serviços como as mensagens instantâneas e audiovisuais]”.
No caso da Nos, estão já “implementadas várias medidas, entre as quais se inclui reforço de capacidade de rede, com o objectivo de assegurar a continuidade do seu negócio e consequentemente de todos aqueles que dela dependem”.
No entanto, a operadora alerta para que é “importante reforçar o apelo a todos os portugueses para adoptarem as boas práticas de utilização de redes de comunicações, que sejam divulgadas pelo Governo e pela própria Nos”.
A Altice Portugal indicou ainda que “o tráfego de dados móveis não regista um crescimento tão assinalável”, como o da rede fixa, garantindo que “de momento não existe registo de qualquer situação crítica que esteja a colocar em causa o fornecimento pleno de comunicações”.
“Com vista a minimizar o impacto na vida dos portugueses, a Altice Portugal encontra-se a acompanhar a evolução da situação, em estreita cooperação com as autoridades, trabalhando na optimização, robustez e melhoria da rede, especialmente no caso de ser decretado o estado de emergência”, sublinhou fonte oficial do grupo.