Primeiro caso de covid-19 confirmado no concelho de Viana do Castelo

A confirmação do caso foi feita este domingo pelas autoridades de saúde, sendo que “professores e alunos” do estabelecimento de ensino que estiveram em contacto com o docente já foram contactados para tomarem as medidas preventivas.

Foto
As autoridades de saúde confirmaram cinco casos no distrito de Viana do Castelo Paulo Pimenta

Um professor com cerca de 60 anos, na escola básica e secundária de Barroselas, em Viana do Castelo, é o primeiro caso confirmado de infecção pelo novo coronavírus no concelho, disse hoje à Lusa a directora do agrupamento escolar.

Contactada pela agência Lusa, Teresa Almeida explicou que a confirmação do caso foi feita este domingo pelas autoridades de saúde, sendo que “professores e alunos” do estabelecimento de ensino que estiveram em contacto com o docente já foram contactados para tomarem as medidas preventivas. A directora do agrupamento adiantou que a situação clínica do professor “está a correr bem”.

No sábado, as autoridades de saúde confirmaram quatro casos no distrito de Viana do Castelo. Um homem de 64 anos, emigrante em França que regressou recentemente a Monção, concelho de onde é natural. Um casal e uma filha de Arcos de Valdevez também viram, no sábado, confirmada a infecção pelo novo coronavírus.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, adiantou que “seis elementos da corporação dos bombeiros voluntários, que contactaram e transportaram o homem à urgência do hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, estão em quarentena”.

O número de casos confirmados em Portugal de infecção pelo novo coronavírus, que causa a doença covid-19, subiu este domingo para 245, mais 76 do que os contabilizados no sábado, e os casos suspeitos são agora 2271. Segundo a Direcção-Geral da Saúde (DGS), dos 2271 casos suspeitos, 281 aguardam resultado laboratorial.

Há ainda 4592 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde, menos do que no sábado (5011). O boletim deste domingo indica que há 14 cadeias de transmissão activas em Portugal, mais três do que nos últimos dias. Há dois casos de doentes já recuperados.

Sugerir correcção
Comentar