Acabou a imunidade do PGA Tour ao covid-19

Três torneios cancelados para já e adiamento do Masters Tournament, o primeiro Grand Slam da época

Foto
Tiger Woods com o troféu do Masters conquistado em Abril do ano passado

No entanto, 12 horas depois, pouco antes das 22h de quinta-feira, os jogadores foram notificados de que, devido ao “rápido evoluir da situação” relativamente ao covid-19, o torneio não teria mais continuidade, assim como não se realizariam o Valspar Championship, o WGC – Dell Technologies Match Play e o Valero Texas Open. O PGA Tour não resistiu à pressão crescente de um dia extraordinário, em que quase todos os outros grandes desporto no país cancelaram, suspenderam ou adiaram as respectivas temporadas. 

Como se não bastasse, esta manhã (de tarde em Lisboa), o Augusta National Golf Club, organizador do mítico Masters Tournament, o primeiro torneio do Grand Slam da época, anunciou o adiamento da competição em Augusta, no estado da Georgia, para data incerta. Tiger Woods terá assim de adiar a defesa do título conquistado na edição passada, naquele que foi o seu quinto triunfo na competição.

"Infelizmente, os riscos cada vez maiores associados ao coronavírus covid-19 levaram-nos a tomar uma decisão que, sem dúvida, será decepcionante para muitos, embora eu esteja confiante de que seja apropriada nestas circunstâncias únicas", disse Fred Ridley – chairman do torneio e presidente do clube – em comunicado. “Considerando as informações mais recentes e as análises de especialistas, decidimos adiar o Masters Tourmament, o Augusta National Women’s Amateur e as Finais do Drive, Chip and Putt”, esclareceu. 

"Em última instância, acrescentou, “a saúde e o bem-estar de todos os que se associariam a estes eventos e dos cidadãos da comunidade de Augusta levaram-nos a tomar esta decisão. Esperamos que este adiamento nos coloque na melhor posição para organizar com segurança o Masters e os nossos eventos amadores numa data posterior.” 

O European Tour, o segundo circuito na hierarquia do golfe profissional mundial, há já algum tempo que vem cancelando torneios, um atrás do outro. O mais recente, na quarta-feira, foi o Hero Indian Open, em Nova Deli. Os outros são o Magical Kenya Open, em Nairobi, que deveria realizar-se nesta semana, o Maybank Championship (Malásia) e Volvo China Open (ilha de Hainan). Nenhum deles foi recalendarizado. Se tudo melhorar, o próximo evento será o Andaluzia Masters, em Espanha, na última semana de Abril. 

Em Portugal, a Federação Portuguesa de Golfe suspendeu esta semana todos as competições agendadas até ao dia 12 de Abril, bem como a suspensão de todas as acções de formação, estágios e aulas do Projecto de Formação de Juniores da Escola Nacional de Golfe do Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor. 

Não foi, porém, cancelado o Tour Championship, prova de encerramento do Portugal Pro Golf Tour, que decorre entre ontem e domingo no Tróia Golf Champiosnhip Course.

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar