Coronavírus: TAP permite alterar datas e destinos de voos até ao fim de Maio

Clientes com viagens compradas antes de 8 de Março para voarem até 31 de Maio podem alterar tudo e não pagam taxa. Mas têm de pagar “diferença tarifária caso exista” e, tirando alguns destinos, a alteração dever ser feita como 21 dias de antecedência.

Foto
Conforme as datas, os clientes vão poder alterar os voos online sem pagar mais por isso. Rui Gaudencio

As “circunstâncias excepcionais que o mundo atravessa devido à pandemia de coronavírus” levaram a TAP a alterar em menos de 48h as regras para alterar as passagens: agora, os clientes vão poder proceder à “alteração das datas e destinos de todas as viagens compradas ou por comprar sem qualquer penalização”. Ou, pelo menos, sem pagar pela alteração: há que pagar a "diferença tarifária caso exista”.

Este “aumento da flexibilidade”, porém, tem regras conforme as datas: nas viagens reservadas antes de 8 de Março e para voos com partida até 31 de Maio podem ser alterados a data e “até o destino” para um “novo voo a ser feito até ao prazo alargado de 31 de Dezembro”. Não há pagamento de qualquer taxa de alteração.

Para as viagens reservadas desde 8 e até 31 de Março, mantêm-se em vigor as regras anunciadas anteriormente.

Voos de/para Itália, Estados Unidos da América, Israel (e Angola apenas à partida de Itália): alteração gratuita “aplicável a todas as rotas de Itália”, mas será cobrada a “diferença tarifária caso exista”. É aplicável a bilhetes com data de início de viagem até 31 de Maio, com nova viagem até 31 de Dezembro.  

Outros destinos: “alteração gratuita” aplicável a todas as rotas da TAP, mas será cobrada “a diferença tarifária caso exista”. aplicável a bilhetes com data de início de viagem até 31 de Maio, com nova viagem até 31 de Dezembro. Aqui, a alteração terá de ser solicitada com uma “antecedência de 21 dias em relação à data do primeiro voo da reserva original”.

Para quem tem uma viagem após 31 de Maio, a empresa recomenda que se “aguarde a evolução da situação do coronavírus (Covid-19)”. “Quando a sua viagem estiver mais próxima e se a situação relativa à pandemia se mantiver, verifique novamente junto da TAP quais as alternativas disponíveis”, referem no site da empresa.

Com os serviços de atendimento a não conseguirem dar vazão às solicitações é aberta a via online para as alterações serem feitas pelo próprio cliente. A gestão automática da reserva pode ser feita no site da TAP. Na rede social, a empresa já tinha admitido que tinha um “volume de contactos muito elevado” que não estava a permitir solucionar rapidamente as situações.

Na página de gestão da reserva, aconselha-se a actualizar contactos (telemóvel e email pessoal, número de passaporte; se for caso disso). Para verificar estado de próximos voos, se “foram cancelados ou se a operação se mantém”, há uma ferramenta no site com a informação do voo. 

​Em relação aos voos da Europa para os Estados Unidos, sendo que os EUA suspendem, a partir de sexta-feira, as entradas de viajantes com origem na Europa durante 30 dias, a TAP pouco adianta, apenas indica que “manterá os seus clientes informados acerca dos seus voos”. 

A informação oficial da TAP encontra-se aqui.

Sugerir correcção
Comentar