A mestria e sensibilidade de Elisabeth Leonskaja

A personalidade de Elisabeth Leonskaja parece oscilar na justa medida entre a sobriedade da expressão e a exuberância veemente de uma técnica portentosa, herdeira da tradição russa.

Foto
Elisabeth Leonskaja nasceu na Geórgia e reside actualmente em Viena DR

Uma das grandes personalidades da interpretação pianística das últimas décadas, Elisabeth Leonskaja regressou na segunda-feira à Gulbenkian para um recital a solo com um programa aliciante, cuidadosamente arquitectado. A sua selecção de obras estabeleceu, por um lado, uma ponte entre a primeira e a segunda “escola” de Viena — desde Beethoven a Schoenberg e Webern —, e, por outro, explorou processos musicais como a variação e o “estudo”, género instrumental destinado a exercitar aspectos técnicos que alcançou com vários compositores um elevado valor artístico como é o caso de Schumann e dos seus Estudos Sinfónicos op. 13. Outras dualidades (como a liberdade criativa de carácter improvisatório e o rigor intelectual da construção sonora, as grandes formas e os aforismos musicais) percorriam também um conjunto de obras, que incluía a Fantasia em Sol menor, op. 77, de Beethoven, as Seis Pequenas Peças para Piano, op 19, de Schoenberg, e as Variações op. 27, de Webern.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários