Factor McNamara: filme promocional do Centro de Portugal premiado em Berlim

Já foi distinguido em vários festivais pelo mundo, de Cannes a Los Angeles: soma dez prémios. Agora, Are You Ready recebeu “prata” em Berlim.

Turismo
Fotogaleria
O vídeo do Turismo do Centro é um jogo em busca de McNamara DR
Fotogaleria
McNamara continua a ser um "embaixador" internacional do turismo do centro Rui Soares

Lançado na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, em 2019, o vídeo que promove em jeito de jogo o Turismo do Centro, contando com o surfista Garrett McNamara, tem tido um ano recheado de prémios e distinções, além de somar quase meio milhão de visualizações só na página de Facebook. 

Agora, embora a ITB Berlim tenha sido cancelada, o filme recebeu uma distinção dada pelo festival de cinema turístico The Golden City Gate da feira alemã, correspondente ao segundo lugar na categoria Região Internacional. Em primeiro lugar, ex-aequo, ficaram vídeos de Córdoba (Espanha) e Tanintharyi (Birmânia - Myanmar).

Apesar do cancelamento daquela que é a maior feira de turismo do mundo, que deveria decorrer de 10 a 14 de Março, a organização decidiu atribuir os prémios já decididos — embora sem realização da tradicional entrega de galardões. 

Para a região, veio ainda outro prémio: “o filme Living it Together, de promoção da cidade de Torres Vedras, foi também premiado”, informa o Turismo do Centro em comunicado, tendo ficado em 3.º lugar na categoria Cidade Internacional – produzido no âmbito do festival português de filmes turísticos Art&Tur​.

“Nem a ameaça da covid-19 retirou brilhantismo à participação da região Centro num dos mais importantes festivais internacionais de cinema de turismo”, diz Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

“Nunca é de mais salientar o muito que estes prémios fazem pela notoriedade da região, tornando-a mais visível a nível internacional e revelando o grande potencial cénico e cinematográfico do Centro de Portugal”, remata o responsável. 

Are You Ready foi produzido pela Slideshow e realizado por Pedro Vieira. Nele, o “visitante transforma-se na personagem de um jogo passado no magnífico território do Centro de Portugal e tem como objectivo chegar à onda gigante da Nazaré, onde é esperado pelo surfista Garrett McNamara”. 

Este é já o décimo prémio para o filme em festivais internacionais de turismo, incluindo-se aqui certames na Grécia, Polónia, França (Cannes), Sérvia, EUA (Los Angeles), Riga (Letónia) ou Tortosa (Espanha). Em Portugal venceu o Art&Tur, mas aqui até jogava em casa, já que o certame realiza-se em Torres Vedras.

Sugerir correcção
Comentar