Portugal suspende voos para todo o território italiano por causa do coronavírus

Medida começa à meia-noite e durará 14 dias. TAP já cancelou voo das 20h05 de Lisboa para Roma.

Foto
Itália está a ser o país europeu mais atingido pelo novo coronavírus REUTERS/Yara Nardi

O Governo emitiu um novo despacho através do qual suspende os voos de ligação entre os aeroportos nacionais e todo o território italiano, indo assim além das quatro regiões do norte de Itália mais afectadas pelo surto do novo coronavírus e que já iam ser alvo de suspensão. A medida entra em vigor à meia-noite, e tem, para já, a duração de 14 dias (até 24 de Março), mas a TAP já cancelou a ligação Lisboa-Roma que devia partir às 20h05, de acordo com as informações do site da ANA.

Foto

O último voo da TAP para Roma a partir de Lisboa partiu às 14h50 desta terça-feira. Easyjet e Ryanair são outras companhias abrangidas.

Esta tarde, quando a medida apenas abrangia as regiões de Emília-Romanha, Piemonte, Lombardia e Vêneto, o regulador da aviação civil, a ANAC, explicou numa nota através do seu site que os passageiros afectados deviam contactar a companhia área em causa, mas evitando a deslocação aos aeroportos (as alternativas sugeridas são os emails e linhas telefónicas de atendimento).

Os passageiros, diz a ANAC, “terão direito a reencaminhamento e assistência por parte da transportadora aérea ou, em alternativa, ao reembolso do valor do bilhete adquirido”, no âmbito do regulamento comunitário nº 261/2004.

De acordo com o comunicado enviado pelo Ministério das Infra-estruturas, a decisão agora anunciada deve-se à “monitorização constante da evolução da epidemia e perante a decisão de Itália de colocar todo o país de quarentena”.

“Os despachos não são aplicáveis a aeronaves do Estado, voos para transporte exclusivo de carga e correio, bem como a voos de carácter humanitário ou de emergência médica e a escalas técnicas para fins não comerciais”, esclarece o comunicado.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários