É preciso uma comunidade para um aluno ter sucesso. E em São Miguel é assim

A Direcção Regional de Educação (DRE) e o Instituto de Segurança Social dos Açores envolvem a comunidade no combate ao insucesso escolar em nove escolas de São Miguel. Alunos, pais, professores e associações assinam um contrato de compromisso para ajudar estudantes a transitarem de ano.

Foto
O projecto, da iniciativa da Direcção de Educação e Segurança Social dos Açores, surgiu em 2016 Daniel Rocha (arquivo)

Já com os nervos à flor da pele, Luís, 13 anos e estudante do 8.º ano, não esconde o peso da responsabilidade. Está prestes a assinar um contrato no qual se compromete a fazer duas coisas: estudar 20 minutos por dia e não faltar às aulas. Depois, assina a mãe. Fica responsável por monitorizar o tempo que ele estuda e se faz os trabalhos de casa sem o telemóvel em cima da mesa. A próxima assinatura no “compromisso para o sucesso escolar" é da técnica da Segurança Social. Tem de ajudar os pais a organizarem um espaço de estudo em casa. Está tudo escrito e firmado. A partir deste momento, todos têm de cumprir as estratégias redigidas para que o estudante da Escola Secundária da Lagoa, na ilha de São Miguel, Açores, não reprove. Só no ano lectivo de 2018/2919 transitaram de ano 70,4% dos 400 alunos de sete escolas de São Miguel que assinaram o contrato do projecto Parceria de Intervenção Comunitária.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar