Despiste de piloto na rampa de Murça causa dois mortos e sete feridos

O carro de um piloto saiu da estrada e atropelou vários espectadores.

Foto
Adriano Miranda/ARQUIVO

O despiste de um piloto que participava na rampa de Murça causou neste domingo dois mortos e sete feridos ligeiros, que foram transportados para o Hospital de Vila Real, confirmou ao PÚBLICO fonte do INEM. Segundo a mesma fonte, nenhum dos feridos “inspirava cuidados diferenciados”, tratando-se de “situações de traumatismos nos membros”. De acordo com a organização da prova e a GNR o acidente deveu-se a “uma falha técnica”.

O acidente aconteceu por volta das 16h15, quando o carro de um piloto que participava na rampa de Murça, distrito de Vila Real, “saiu da estrada e atropelou vários espectadores”, causando a morte a duas pessoas, avançou à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real. Inicialmente, a mesma fonte referiu à Lusa que o acidente tinha provocado quatro feridos, um dos quais um bombeiro que prestava apoio à prova, pontuável para o Campeonato de Portugal de Montanha.

Ao fim do dia era avançada a causa para o acidente. Segundo explicou o presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Ni Amorim, “o acelerador do automóvel colou, a viatura cruzou a linha de meta e seguiu em frente”.

Foram enviadas para o local duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, um helicóptero do Instituto de Nacional de Emergência Médica (INEM) e bombeiros de duas corporações da região.

O Diário do Minho avança que o carro, um BMW conduzido pelo piloto famalicense Luís Silva, despistou-se e atingiu um grupo de pessoas, provocando duas vítimas mortais entre o público.

Em conferência de imprensa, o autarca de Murça, Mário Artur Lopes, referiu que as vítimas “se encontravam nas zonas de espectáculo, cumprindo assim os requisitos impostos pela segurança da prova”, acrescentando que a autarquia vai “enveredar todos os esforços para averiguar o que efectivamente aconteceu e accionar todos os mecanismos” possíveis.

Artur Lopes realçou que “a Rampa Porca de Murça é uma prova que acontece desde os anos 80, sem registo de incidentes”, sublinhando que o traçado “está homologado segundo as normas impostas pelas Federação Internacional do Automóvel e pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting”. A competição é pontuável para o Campeonato de Portugal de Montanha.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários