Quem é o Sangue Novo da ModaLisboa?

Inês Manuel Baptista é vencedora do concurso que visa apoiar novos talentos da moda. A jovem de 34 anos venceu um mestrado na escola Polimoda em Florença, Itália.

Fotogaleria
A colecção "Memórias do Espaço" de Flávia Brito ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
Francisco Pereira inspirou-se em colagens para fazer "Memórias do Espaço" ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
A colecção masculina de Filipe Cerejo ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
Cêlá de Naomi Marcela na sua colecção “Coral” ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
ModaLisboa
Fotogaleria
O trabalho da vencedora Inês Manuel Baptista
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

No altifalante ouve-se: “Bem-vindos ao desfile onde vamos anunciar o futuro.”. Na passerelle de 60 metros das antigas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército, em Lisboa, vão desfilar, dentro de instantes, as colecções dos cinco finalistas do concurso Sangue Novo: Flávia Brito, Francisco Pereira, Filipe Cerejo, Cêlá e Inês Manuel Baptista.

Na primeira fila, os militares estão lado a lado com influencers que filmam cada instante da passerelle da ModaLisboa. O ambiente é de animação pois está prestes a começar mais uma edição do evento. Quase nos esquecemos que chegou a ser equacionada a realização dos desfiles à porta fechada devido ao novo coronavírus.

Foto
Flávia Brito ModaLisboa

As luzes da sala apagam-se e entra o primeiro coordenado na passerelle. Com os cabelos molhados, a modelo veste “Memórias do Espaço”, o nome da colecção de Flávia Brito. Os sapatos destacam-se pelo salto geométrico em madeira. Transparências, assimetrias e sobreposições marcam a colecção da jovem designer, sobretudo nos tons preto, branco, tijolo e verde seco.

Foto
Francisco Pereira venceu o prémio que a ModaLisboa atribui em parceria com a Tintex Textiles ModaLisboa

Muda a música e, ao fundo da passerelle, está o primeiro modelo da colecção masculina “TornVision” de Francisco Pereira. O jovem de 22 anos, que está a acabar o mestrado em Design de Vestuário e Têxtil no Instituto Politécnico de Castelo Branco, conta ao PÚBLICO como se inspirou no trabalho do artista Emon Toufanian para a final do Sangue Novo: “O que fiz foi inspirar-me nas forma como ele construía as colagens e trazer isso para a roupa.”

Parecem realmente colagens as peças de Francisco Pereira, numa mistura de texturas e assimetrias. “O maior desafio é saber se aquilo que estamos a projectar vai ficar bem no corpo”, continua o jovem de Leiria.

O contraste de texturas repete-se em Filipe Cerejo com “Eve of Destruction”, inspirada no apocalipse. Os modelos surgem de galochas para a chuva (ou não fosse esta uma colecção para o Outono/Inverno). Algumas peças são recortadas, num padrão que se repete em vários coordenados. O desfile do designer termina com uma gabardine com um padrão metalizado.

Foto
Filipe Cerejo ModaLisboa

As gabardines são um elemento em comum nas propostas dos designers para o Outono/Inverno apresentadas esta sexta-feira na ModaLisboa. Cêlá de Naomi Marcela na sua colecção Coral recupera também este clássico e dá-lhe um twist no capuz que ata à frente, tal qual um lenço. Os corais, que foram o mote para a colecção, estão presentes nos pormenores. A jovem algarvia aposta também em malhas, transparências e acetinados, tudo feito com recurso a dead stock (tecidos antigos).

Foto
O prémio The Feeting Room foi atribuído a Cêla de Naomi Marcela ModaLisboa

Também Inês Manuel Baptista fez questão de aproveitar tecidos parados para a sua colecção 3451, uma interpretação pessoal do efeito da solarização do trabalho fotográfico de Man Ray. “Tentei transpor para a colecção aquilo que absorvi da obra dele”, explica a designer de 34 anos ao PÚBLICO.

Foto
Inês Manuel Baptista venceu o prémio Sangue Novo, atribuído em parceria com a escola italiana Polimoda e que consiste num mestrado em Design de Moda ou em Design de Colecção mais 3500 euros ModaLisboa

Desconstrução é a palavra de ordem do desfile de Inês Manuel Baptista, formada em História de Arte, estudante de ballet e professora de dança “durante muitos anos” e que chegou à moda há dois anos. Correntes e redes metálicas são as estrelas dos coordenados, que na sala de desfiles não parecem deixar ninguém indiferente.

E os vencedores são...

Desde Outubro, quando decorreu a 1.ª fase do concurso, que Cêlá, Filipe Cerejo, Flávia Brito (Brasil), Francisco Pereira e Inês Manuel Baptista estão a trabalhar nas colecções para este desfile final. Houve ainda um sexto apurado para a final, Louis Appelmans (Bélgica) mas, segundo a ModaLisboa, “entretanto iniciou um estágio na Kenzo, em Paris, e não conseguiu desenvolver uma nova colecção para a final”.

Miguel Flor é o presidente do júri composto por Adriano Batista (revista Fucking Young), Lidija Kolovrat (designer), Danilo Venturi (director da Polimoda), Veronique Branquinho (designer) e Ricardo Silva (Tintex Textiles).

Terminados os desfiles Sangue Novo, chega a hora da verdade. Os finalistas competem por três prémios: ModaLisboa em parceria com a escola italiana Polimoda (um mestrado em Design de Moda ou em Design de Colecção, no valor de mais de 3500 euros), ModaLisboa em parceria com a Tintex Textiles (residência de três semanas na Tintex, no valor de dois mil euros) e The Feeting Room (venda da colecção nas lojas The Feeting Room de Lisboa e do Porto).

Rufam os tambores e o prémio The Feeting Room é atribuído a Cêlá. Francisco Pereira também é surpreendido ao vencer o prémio ModaLisboa em parceria com a Tintex Textiles. “Espero aprender bastante porque sou uma pessoa curiosa”, analisa o jovem designer, momentos após a vitória,

“E agora o grande prémio...”, anuncia Miguel Flor. Inês Manuel Baptista é a grande vencedora do mestrado na escola italiana Polimoda. Foi na moda que a jovem de Coimbra encontrou a forma e se expressar. “Quero aproveitar esta oportunidade para maturar enquanto designer”, declara ao PÚBLICO.

Antes de o desfile começar, o altifalante apregoava que o futuro se ia anunciar aqui. Para estes jovens designers, o futuro começou a ser desenhado quando se inscreveram no Sangue Novo. Agora, basta continuar a aperfeiçoar o esboço começado.

Texto editado por Bárbara Wong

Sugerir correcção
Comentar