“Piadas más e chapadas de realidade” — é o que Annehail tem para nos dar

Fotogaleria

Por entre lápis de carvão, lenços de papel usados e um humor mordaz nasceu Annehail. O projecto de Marta Saraiva aterrou no Instagram em 2017 e tem vindo a crescer desde essa altura — e a pôr o dedo em várias feridas. “O que é a sociedade, o que nós consideramos o certo e o errado”: Annehail questiona tudo e consegue criar ilustrações a partir do tudo que questiona, até das “coisas mais comuns que acontecem”. Com um “estilo muito rabiscado e um traço livre, feio e cru”, tenta fundir “o positivo com o negativo”. Contrasta “temas tristes e maus com coisas mais fofinhas e alegres — até para fazer pouco do que é uma coisa má”.

Estudou Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Tem 24 anos, está “ali entre a Geração Millennial e a Geração Z”. Admite que acaba por cair em temas comuns à sua geração, baseando-se em momentos vividos por si ou pelos que a rodeiam – o conjunto das “vivências desta geração que vai construir o futuro”. “Aqueles assuntos” que afectam os jovens, quer seja “estar a estudar e andar ainda meio perdido" ou "procurar casa e não conseguir arranjar uma”.

Marta destaca ao telefone com o P3 que, para si, um dos assuntos actuais mais importantes é a saúde mental — pois sempre existiram problemas, mas "não eram falados". Estar deprimido e chorar “só agora está a ser desconstruído e reconhecido como algo aceitável”. Aliás, o seu objectivo é mesmo esse: “Banalizar o que ainda é tabu (ou não propriamente tabu, mas pouco falado) e contrariar a mentalidade de ‘don’t worry, be happy’, porque é preciso preocuparmo-nos.” Existirem pessoas a esperar que exista uma fórmula secreta para alcançar a felicidade é algo que a confunde. “Como se a felicidade fosse alcançável e permanente, como se existisse algo que tu possas fazer ou comprar e pronto, passas a ser feliz. A felicidade aparece e desaparece. É normal teres dias bons e é normal teres dias maus – e, mesmo assim, teres uma vida boa.”

É esta a mensagem que espera conseguir passar, conjugando “o lado mais feio da realidade” com frases banais da Internet, cores fortes, trocadilhos e piadas (“é inserir humor em situações más”). “Piadas más e chapadas de realidade” é o que quer que as pessoas “respirem” com o seu trabalho. Aliás, escolheu o nome Annehail precisamente por soar semelhante a inhale ("inspirar", em português), apesar de admitir, por entre risos, que, no fundo, é apenas o seu nome traduzido para inglês – Ana (Anne), o seu primeiro nome, e Saraiva (Hail).

“Eu adoro o meu trabalho (e outras mentiras que digo a mim próprio e aos outros porque preciso do dinheiro para sobreviver)”, “Tudo acontece por uma razão; às vezes, a razão é que és estúpido e fazes más escolhas” e “A vida é uma sopa, eu sou um garfo” são algumas das frases encontradas nestas ilustrações. Apesar do sucesso que está a ter (com quase 25 mil seguidores e, até, propostas de trabalhos para a Burger King americana), Marta precisa de manter outros projectos. Trabalha com marcas dentro e fora de Portugal em design gráfico e colabora com várias publicações e livros “que precisam de ilustrações". Participa em exposições e, agora, até trabalha com um estúdio de tatuagens.

annehail
annehail
annehail
annehail
annehail
annehail
annehail
annehail
annehail
annehail
annehail
annehail
annehail
annehail
annehail
annehail
annehail
annehail
annehail
annehail