Ser Voluntário… na Donate It

Queres fazer voluntariado mas não sabes por onde como começar? A rubrica Ser Voluntário dá uma ajuda.

Foto
Hannah Busing/Unsplash

Área Geográfica: Nacional
Tema: Voluntariado Tecnológico

Uma recomendação da Bolsa do Voluntariado, uma iniciativa da Entrajuda

A Donate-IT é uma comunidade de voluntários especialistas nas mais diversas áreas da gestão de sistemas de informação que têm vontade de contribuir para a melhoria da gestão de informação, processos e desmaterialização electrónica de organizações não-governamentais e/ou sem fins lucrativos. Assim, a Donate-IT, desenvolve projectos tecnológicos em regime pro bono ao serviço de associações sem fins lucrativos.

A grande maioria dos voluntários da organização tem uma carreira profissional na área da gestão de informação e das tecnologias de informação, aplicando assim o seu conhecimento através de voluntariado, desde metodologias de gestão de projecto ágeis às boas práticas de gestão de informação.

Alguns exemplos do trabalho da organização passam, por exemplo, por desenvolver um site para uma organização social ou optimizar processos de uma organização através de sistemas informáticos.

Qual o impacto da Donate It?

A Donate-IT conta, actualmente, com mais de 150 voluntários. Através da bolsa, os voluntários escolhem a área em que se sentem mais confortáveis e desenvolvem os projectos com o papel que diariamente executam na sua vida profissional, seja gerir projectos, developer, tester, designer, entre outros.

Como posso ajudar?

Existem diversas oportunidades de voluntariado com a Donate It, nomeadamente através das seguintes funções:

  • líder de equipa: o objectivo é animar a equipa de voluntários que está a gerir (por exemplo, designers, gestor de projectos, accounts) e contribuir activamente para a gestão e vida da Donate IT. Para tal, a organização procura pessoas que na sua vida profissional já tenham experiência a gerir equipas ou pessoas com muita vontade de aprender e com tempo para o fazer;
  • webdesigner: para apoio a projectos de desenvolvimento de websites para ONG;
  • gestão de projectos: apoio na gestão dos projectos tecnológicos desenvolvidos pela organização, por exemplo através de levantamento de necessidades e requisitos; gestão da equipa de voluntários alocados e planeamento e controlo de projecto.

O que precisam de mim?

A maioria dos projectos ocorre remotamente e tendo em conta a disponibilidade dos voluntários.

Sugerir correcção
Comentar