O contágio é o nosso destino

Os jornais italianos perceberam que estavam a praticar actos, mais do que a descrever uma situação: estavam a praticar o acto de alarmar e a produzir exactamente o cenário contra o qual queriam fornecer, através de notícias e alertas, os meios de imunização.

Foto

Quem, no final da semana passada, acompanhou através dos jornais italianos online o pânico que se instalou por causa da acelerada expansão, nas regiões do norte da Itália, do novo coronavírus, pôde assistir a uma viragem brusca no teor e no tom das notícias. De um dia para o outro, sem que nada se tenha alterado quanto ao curso do contágio, os títulos (pelo menos, os dos dois maiores diários italianos, o Corriere della Sera e o La Repubblica passaram a ser muito mais tranquilizadores e até de incitamento à retomada da vida normal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários