Depressão Norberto traz vento, frio e neve nas terras altas

A tempestade passou pelo Norte e Centro de Portugal nas primeiras horas do dia e a chuva vai chegar à região Sul ainda nesta quinta-feira.

Foto
Mau tempo com chuva e vento vão manter-se até sábado Andre Rodrigues

A depressão Norberto já está a afectar Portugal continental e vai continuar até sábado: traz ventos fortes, descida das temperaturas e queda de neve acima dos 1200 e 1400 metros de altitude.

O vento vai soprar forte durante esta quinta-feira, com rajadas a atingir os 65 quilómetros/hora (km/h) no litoral e 90 km/h nas terras altas, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Uma frente fria associada a esta depressão passou pelas regiões Norte e Centro de Portugal nas primeiras horas do dia, atravessando depois a região Sul e originou períodos de chuva por vezes forte até ao início da manhã, em particular no Minho e Douro Litoral, de acordo com o IPMA.

A tempestade vai provocar agitação marítima forte, com ondas de quatro a cinco metros a norte do Cabo Raso, em Cascais. Os períodos de chuva vão chegar à região Sul ainda nesta quinta-feira, passando depois a um regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes, em especial nas regiões Norte e Centro.

A Météo France (Agência Estatal de Meteorologia de França) atribuiu o nome Norberto à depressão por esta ter uma pressão muito baixa sobre o Golfo da Biscaia e estar em deslocamento para leste.

No início desta semana, Portugal continental foi também afectado pela depressão Karine, que trouxe descida das temperaturas, rajadas de vento e períodos de chuva forte ou moderada, em especial na região Norte.

Sugerir correcção
Comentar