Comboio TGV descarrila e causa pelo menos 20 feridos em França

A locomotiva transportava 348 pessoas e fazia a ligação entre Estrasburgo e Paris.

Transporte ferroviário
Foto
O tráfego foi interrompido a partir das 7h50, após o descarrilamento do comboio L'Alsace/Jean-Marc Loos

A locomotiva de um comboio de alta velocidade (TGV) descarrilou esta quinta-feira de manhã no norte de Estrasburgo e cerca de 20 pessoas ficaram feridas, na ligação de Estrasburgo a Paris, que transportava 348 passageiros.

Segundo a empresa ferroviária nacional SNFC, o condutor do comboio foi considerado o caso mais grave. Uma porta-voz da companhia disse que “a locomotiva do TGV descarrilou” a cerca de 30 quilómetros de Estrasburgo, sem dar mais detalhes.

Os bombeiros estão no local e o centro operacional de socorro foi activado, indicou a autarquia de Bas-Rhim (nordeste).

No site, a SNCF indica que “o tráfego foi interrompido a partir das 07h50 (06h50 em Lisboa) por motivos de segurança” devido a “um acidente com um TGV em Vendenheim, entre Estrasburgo e Paris”.

Questionado pela rádio France Bleu Alsace, um passageiro no vagão principal do comboio, que deixou a estação de Estrasburgo às 07h19 (06h19 em Lisboa), explicou que houve “um choque repentino muito forte”. “O comboio travou e saiu dos carris, não tombou totalmente, mas ficou inclinado”, disse o passageiro, acrescentando que não havia feridos na sua carruagem, mas que os passageiros “estavam assustados”.

As primeiras fotos divulgadas pelo Les Nouvelles Nouvelles d'Alsace (DNA) mostram o comboio inclinado, mas com a frente da locomotiva danificada.

Sugerir correcção